CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

terça-feira, 8 de maio de 2018

Úrsula Vidal (PSOL) lidera para o senado na Região Metropolitana de Belém (RMB)



Doxa confirma favoritismo de Úrsula Vidal para o senado 

Úrsula Vidal vai emplacando seu nome como a favorita para o senado da república, a Doxa testou vários nomes, a candidata do PSOL confirma que seu carisma encantou o eleitor da Região Metropolitana de Belém (RMB), ela lidera com 9,7% (Leia aqui - DOXA).

O resultado da Doxa para a eleição do senado foi o seguinte

1 - Úrsula Vidal - 9,7%
2 - Arnaldo Jordy - 7,1%
3 - Jader Barbalho - 6,9% 
4 - Mário Couto - 4,6%
5 - Flexa Ribeiro - 3,4%
6 - Jarbas Vasconcelos - 2,4%
7 - Rômulo Maiorana - 2,2%
8 - Zé Geraldo 1,4%

Veja o gráfico



Ao apresentar não candidatos a Doxa prejudica a análise do seu resultado

Foram vários nomes de não candidatos apresentados ao eleitor pela DOXA, muitos sequer irão se aventurar em disputar o senado, por razões óbvias, mesmo com duas vagas a serem preenchidas.

O governo Jatene deverá se concentrar no máximo em um nome, outro nome seria apenas para compor a chapa, a pulverização desestimula as candidaturas e implicará numa derrota certa para a base de Jatene também na eleição do senado.

Resumindo, o cenário testado pela DOXA, no gráfico acima, é bastante improvável, prejudicando a consideração do seu resultado.

Confusão

Os nomes colocados pela DOXA não estarão nas urnas disputando entre si uma das vagas ao senado, a possibilidade é mínima da base de Jatene apresentar Jordy, Nilson Pinto, Sidney Rosa e Maiorana, todos ao mesmo tempo, brigando entre eles por uma vaga ao senado da república, ainda mais quando alguns deles tem como certa a eleição para deputado federal e outros se contentariam com a suplência de um nome com mais densidade eleitoral. 

O cenário mais provável é que as principais coligações apresentem um nome forte em Belém formando chapa com outro do interior. 

A DOXA poderia ter testado cenários diferentes, retratando algo mais próximo da realidade que vai se desenhando para as eleições de 2018.  

Até Zequinha Marinho tá na Doxa

Até o nome de Zequinha Marinho foi colocado pela DOXA, antecipando a possibilidade do vice-governador deixar o cargo e o caminho livre para o Jatene renunciar ou quem sabe, o mais provável, pedir uma longa licença em favor de Márcio Miranda, já que Marinho não poderia assumir o governo sendo candidato ao senado. 

Incerta, pero no mucho

A eleição no Pará não está tão incerta assim, há um cenário muito provável e que vai se consolidando a cada dia, queira ou não queira a Doxa, o Ibope e uns e outros.

Dois mundos bem distantes

Comparando a Doxa com o Ibope, o instituto paraense apresentou divergências com os dados do segundo (leia aqui), divergências que vão além do razoável, mesmo que uma pesquisa seja de fevereiro e a outra de abril, não se tem motivos a justificar tamanha discrepância,  o resultado para Belém e região metropolitana no Ibope apontou 27% de intenções de votos para Úrsula Vidal, 29% para Jáder Barbalho, nele Jatene e Marinor Brito estavam com 18% cada um.

No caso de Úrsula Vidal e de Jáder os percentuais da Doxa e do Ibope, para o senado, divergem em torno de 20% para cada um deles, não é razoável.

Mesmo assim 

Mesmo com todas as observações e ressalvas, a pesquisa DOXA confirma a consolidação do nome de Úrsula Vidal (PSOL), sua liderança na Região Metropolitana em Belém é inconteste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário