CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sábado, 26 de maio de 2018

Mais uma aula do jornalista MAURO SANTAYANA sobre mais um apagão do PSDB, sobre a farsa jato de Sérgio Moro e a manipulação da classe média manipulada pela Rede Globo



"Na qual se prefere insistir em apresentar à opinião pública a tese calhorda, apoiada pela mesma velha plêiade de “analistas” e “especialistas” de um lado só, de que a culpa do que está acontecendo é do Partido dos Trabalhadores.

Que, tendo economizado 380 bilhões de dólares apenas em reservas internacionais e deixado mais 800 bilhões (260 bilhões de reais em dinheiro) em ativos no BNDES, fora o pagamento da dívida de 40 bilhões de dólares com o FMI, teria sido responsável por jogar a empresa no buraco e por “quebrar” o Brasil, deixando-o na terrível condição em que ainda se encontra de quarto maior credor individual externo dos EUA.

Sem aumentar a divida pública, que em 2002 ainda era maior do que é agora.

(...)

Quanto aos membros da classe média conservadora e manipulada que ajudaram a derrubar Dilma, aguentaram mais de 200 aumentos da gasolina sem chiar desde 2016 e agora se encontram bloqueados nos aeroportos tentando seguir viagem, cabe perguntar, respeitosa e carinhosamente: onde estão as panelinhas?"


Resultado de imagem para moro e parente destroem a petrobrás





(Do blog com equipe) - Nada de novo na forma como o Brasil atual está tratando e vendo a greve convocada pelos caminhoneiros em protesto contra os sucessivos e absurdos aumentos dos combustíveis, que passam de 50% em alguns meses. 

O senso comum imposto ininterruptamente a marretadas por uma mídia irresponsável e ideologicamente comprometida e o discurso oficial, mentiroso, hipócrita e mendaz, continuam se apoiando na tese, ou melhor, no conto do vigário, de que os caminhoneiros estão exagerando e que a culpa é do PT, que teria “quebrado” a Petrobras devido à política de preços adotada nos governos Lula e Dilma.

Quando, na verdade, o vaivém dos preços foi, pelo contrário, usado inteligentemente nos últimos anos, para impedir fortes aumentos, com a empresa guardando dinheiro quando a cotação do dólar e dos combustíveis lhe eram favoráveis, para subsidiar a compra de diesel e gasolina quando os preços estavam mais altos lá fora, evitando sacudir o mercado e o bolso dos consumidores com o desce e sobe (mais sobe do que desce) idiota e terrorista dos dias de hoje, em que um sujeito não pode sequer programar uma viagem de dois dias sem saber quanto vai gastar de combustível.

Uma doutrina - baseada no “laissez” faire” e na flutuação dos preços no “mercado”, essa entidade-anjo, uma verdadeira filial do céu onde vive Nosso Senhor Jesus Cristo - que só facilita a vida dos especuladores e dos donos de postos de gasolina, que também deveriam ter sido chamados para se sentar à mesa de negociação com o governo.

Afinal, caminhoneiros e cidadãos comuns estão fartos de saber que, depois que sobem, em uma espécie de “lei de antigravidade” que é extremamente grave e prejudicial para o país, os combustíveis, principalmente o diesel e a gasolina - que não dão safras sazonais como o álcool - jamais voltam a cair de preço no bico dos revólveres das bombas dos postos, a não ser na ordem ridícula dos centavos, em uma espécie de cruel gozação com a cara do consumidor brasileiro.

Em janeiro de 2016, o jornal ligado a uma importante rede de televisão publicou uma matéria tentando explicar, geopoliticamente, a razão para a queda de 60% da cotação do petróleo em menos de dois anos.

O texto citava, entre outras motivações: o aumento da produção de óleo de xisto nos Estados Unidos para 9 milhões de barris por dia; a decisão da Arábia Saudita de tentar atrapalhar a indústria de exploração desse recurso nos EUA, aumentando a oferta e vendendo o petróleo da OPEP a 25 dólares o barril; e a volta de outros grandes fornecedores de petróleo ao mercado, como o Irã, após o fim de sanções impostas àquele país pela ONU.

Essas notícias não foram publicadas há 14 anos. Elas saíram, inacreditavelmente, e com grande destaque, há menos de 15 meses. O que é fantástico é que, na cobertura da greve dos caminhoneiros, com a grave crise internacional dos preços do petróleo, que ainda continua, ninguém tenha tocado no assunto e elas tenham sido escandalosamente apagadas, como os desafetos de Stalin e os acusados do macartismo, da história “oficial” vigente.

Deliberadamente omitidas pelo Ministério da Verdade, o MINIVER do livro 1984, de George Orwell, em que se transformou a grande mídia neoliberal, que adotou a tática de chamar dezenas de “analistas”, a todo momento, alguns deles figuras carimbadas do desgoverno do Sr. Fernando Henrique Cardoso, para repisar a mentira deslavada de que a suposta crise que “obriga” a Petrobras a aumentar o preço dos combustíveis a cada vez que o Atchim da estória da Branca de Neve espirra é culpa da política de estabilização de preços internos criteriosamente adotada durante anos pelos governos anteriores.

Como se o preço internacional do petróleo bruto não tivesse caído de 115 dólares em agosto de 2013, para 111 dólares em junho de 2014, 50 dólares em março de 2015, e 30 dólares em janeiro de 2016.

E como se isso não tivesse afetado em nada as contas da Petrobras, que produz quase três milhões de barris de petróleo por dia.

Mesmo assim, como mostram exaustivamente dados divulgados pela AEPET, a Associação dos Engenheiros da Petrobras, a Petrobras perto de estar quebrada.

Ela teve, apesar da política de estabilização dos preços internos de combustíveis e gás de cozinha adotada pelos governos do PT, uma geração operacional de caixa de 33 bilhões de dólares em 2011, de 27 bilhões de dólares em 2012, de 26 bilhões de dólares em 2013, de 26 bilhões de dólares em 2014, de 25 bilhões de dólares em 2015, e de 26 bilhões de dólares em 2016, ano do golpe midiático-parlamentar que derrubou Dilma Roussef e desestabilizou o país levando-o à lastimável situação jurídica, econômica e política em que se encontra agora.

Na qual se prefere insistir em apresentar à opinião pública a tese calhorda, apoiada pela mesma velha plêiade de “analistas” e “especialistas” de um lado só, de que a culpa do que está acontecendo é do Partido dos Trabalhadores.

Que, tendo economizado 380 bilhões de dólares apenas em reservas internacionais e deixado mais 800 bilhões (260 bilhões de reais em dinheiro) em ativos no BNDES, fora o pagamento da dívida de 40 bilhões de dólares com o FMI, teria sido responsável por jogar a empresa no buraco e por “quebrar” o Brasil, deixando-o na terrível condição em que ainda se encontra de quarto maior credor individual externo dos EUA.

Sem aumentar a divida pública, que em 2002 ainda era maior do que é agora.

A importância atribuída pelo terrorismo midiático à queda no valor das ações da Petrobras também é ridícula.

As ações de qualquer empresa do mundo flutuam e as da Petrobras se mantêm estáveis no médio prazo.

Elas estavam em vinte reais em maio de 2013, caíram para 5 reais no início de 2016 - quando foram usadas pelos especuladores para fazer rios de dinheiro e ajudar a derrubar Dilma - e estão em 25 reais agora, como sei na condição de modestíssimo acionista da Petróleo Brasileiro Sociedade Anônima.

Os idiotas que, para baixar ainda mais a cotação, venderam a cinco reais, às vésperas do impeachment, movidos pelo ódio contra o governo e o desprezo pela maior empresa brasileira se deixaram influenciar pelo preconceito ideológico e as emanações da mídia.

Com isso, quem ganhou gigantescas fortunas foram os gringos que apostaram dezenas de bilhões de dólares na empresa, como fez George Soros na época do impeachment, comprando suas ações a preço de jiló murcho, porque sabiam e continuam sabendo que a Petrobras vai continuar sendo um dos maiores negócios do mundo, e, se não a destruírem totalmente, uma das mais avançadas organizações na geração de tecnologia para o setor petrolífero, como mostra o fato de ser a mais premiada companhia na OTC, a Offshore Technology Conference, o “oscar” global da exploração de petróleo em águas profundas. 

O resto é especulação de curto prazo, em que “notícias” e boatos ajudam a fazer fortunas, literalmente da noite para o dia, como mostra a variação de mais de 10% nas ações da Petrobras nas últimas 48 horas.

O que não pode variar, como as ações, ao sabor do preconceito e da ideologia viralatista, pseudo-privatista e entreguista, é a indiscutível importância estratégica da maior empresa brasileira (condição que não se mede pelo seu valor em bolsa).

O que a greve dos caminhoneiros - com suas filas de caminhões nas estradas e ameaça de suspensão de viagens aéreas e de desabastecimento de gêneros essenciais, principalmente alimentícios, está mostrando ao país, clara e didaticamente, é que uma Petrobras mal administrada, como está ocorrendo agora, pode fazer muito mais mal ao Brasil do que ao bolso de seus acionistas. 

Ela pode paralisar o país, e, por isso, tem que ser vista - ao contrário do que afirmou o Sr. Pedro Parente ontem - não como uma empresa privada com objetivo de gerar mais lucro para seus acionistas, mas como uma decisiva conquista - desde a campanha do petróleo é nosso da qual temos orgulho de ter participado - de todos os brasileiros.

Como um fator de fundamental importância do ponto de vista estratégico - como mostra a existência de empresas semelhantes, da Arábia Saudita à Noruega, na maior parte do mundo - para o funcionamento da nação e o desenvolvimento econômico e social do país.

Da Petrobras o povo brasileiro espera poucas coisas, neste particular momento da vida nacional.

Que não se entreguem as riquezas que ela descobriu sozinha, depois do fundo do mar, com tecnologia própria, a preço de banana, aos gringos, é uma delas.

Principalmente quando se considera que o rasteiro discurso privatista vigente está apenas despindo o estado brasileiro para beneficiar governos estrangeiros, abrindo o pré-sal para estatais norueguesas e chinesas, ou grupos em que o governo é o principal acionista, como a Total francesa.

A outra é que o preço dos combustíveis não mude, principalmente para cima, a cada vez que o Sr. Pedro Parente troca de camisa.

Também seria razoável que não se mentisse sobre a situação real da empresa, agora e no passado e se provasse a afirmação de que a Petrobras sofreu - sem que sequer um membro de comissão de licitação fosse investigado - um assalto de 6 bilhões de reais, nunca inequivocamente comprovado, mito estabelecido com a cumplicidade de uma empresa norte-americana cuja história está eivada de escândalos e de “barrigadas”, lamentavelmente chamada a fazer uma “auditoria” na empresa, por um governo teoricamente nacionalista, à época, levado a fazer isso pela ininterrupta pressão fascista desfechada a partir de 2006.

Mas isso já seria demais quando vivemos em um país em que reina a jurisprudência da delação e do punitivísmo mais reles e implacável.

No qual se extraem as narrativas mais estapafúrdias de empresários constantemente ameaçados, se não se submeterem a isso, de prisão e de definitivo fechamento de suas empresas.

Em que a condução irresponsável de uma guerra jurídica baseada na denúncia e na descarada criminalização da atividade política, da democracia e do presidencialismo de coalizão, levou ao sucateamento de centenas de bilhões de reais em obras e projetos judicialmente interrompidos, a centenas de milhares de demissões e à quebra de um igual número de acionistas, investidores e fornecedores.

Quanto à “negociação” do governo com os caminhoneiros - muitos dos quais devem estar arrependidos de ter bloqueado estradas contra Dilma - a suspensão da cobrança de pedágio a veículos que estejam circulando vazios, com o terceiro eixo levantado, pode ser muito mais efetiva do que a pretendida queda ou suspensão de impostos dos combustíveis oferecida pelo governo aos transportadores e caminhoneiros autônomos, recursos que vão acabar, com quase absoluta certeza, no bolso dos donos dos postos de gasolina, que, se não houver controle de preços, dificilmente repassarão essa queda para os consumidores.

Só há duas maneiras de resolver a questão a curto prazo.

Ou tabelar os preços, ou liberar as associações, organizações ou futuras cooperativas de caminhoneiros para comprar o diesel direto das distribuidoras, ao preço em que ele é vendido pela Petrobras, estabelecendo um prazo para que haja alterações de preço (uma vez por ano é razoável) voltando a dar oportunidade aos caminhoneiros de planejar suas atividades e à empresa de manter o preço mesmo quando houver queda no mercado internacional, para fazer caixa e comprar quando os preços subirem de novo. 

Finalmente, a reoneração da folha de pagamento de mais de 20 setores da economia atinge o país em uma região do fígado que é a mais sensível para os mais pobres, depois do deletério efeito sobre o emprego do punitivismo anti-empresarial da Operação Lava-Jato e a irresponsável e inócua - em termos fiscais - esterilização, pelo governo, com sua devolução antecipada e desnecessária ao tesouro nacional, de 260 bilhões de reais que se encontravam nos cofres do BNDES quando Temer assumiu, que poderiam ter sido investidos em novos projetos e na retomada de obras de infraestrutura com a geração de milhares de postos de trabalho.

Como já lembramos aqui, o Sr. Pedro Parente foi claro ontem na televisão.

O primeiro compromisso do atual governo com relação à Petrobras é tentar- o que não está conseguindo - agregar valor para os seus acionistas.

É aí que está - lembram-se quando tentaram trocar o nome da Petrobras para Petrobrax? - o X da questão.

A missão dos governos anteriores era usar a empresa para evitar que a inflação disparasse e permitir o abastecimento de combustíveis e a livre circulação de mercadorias, para cumprir o seu papel de garantir condições razoáveis de vida para a população e o funcionamento “normal” da nação.

Além de assegurar, a preços razoáveis, gás de cozinha para milhões de brasileiros - segundo o IBGE já são 1.2 milhões de famílias - que, hoje, em mais uma conquista neoliberal inesquecível, reviram caçambas em todo o país catando lenha para preparar a sua boia de cada dia. 

Quanto aos membros da classe média conservadora e manipulada que ajudaram a derrubar Dilma, aguentaram mais de 200 aumentos da gasolina sem chiar desde 2016 e agora se encontram bloqueados nos aeroportos tentando seguir viagem, cabe perguntar, respeitosa e carinhosamente: onde estão as panelinhas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário