CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quarta-feira, 7 de março de 2018

PALMARES AMAZÔNICO: Governo Jatene concede títulos de terras para uma comunidade QUILOMBOLA




O Palmares amazônico

O Alto e Baixo Trombeta  é conhecido como o "Palmares Amazônico", estima-se que cerca de 8.000 descendentes de escravos morem nesta área. Essas comunidades tem origem nos escravos que fugiam das fazendas do município de Óbidos, nos idos do século XVII a XIX, eles subiram o rio Trombetas e passaram a conviver pacificamente com as tribos indígenas da região.

Ajudados pelo isolamento, acabaram estabelecendo grandes comunidades quilombolas no Pará.

Jornal inglês

O The Guardian, um dos principais jornais do mundo, relata a entrega oficial dos títulos de terras para uma comunidade quilombola de 500 habitantes, localizada na Cachoeira Porteira, no município de Oriximiná, distante cerca de 900 km da capital do estado do Pará, Belém.

Segundo o The Guardian, pela importância do feito do governo Jatene para as comunidades quilombolas a cerimônia foi muito modesta.

Tem razão, Jatene "deu uma bola dentro"

Mas o jornal inglês faz muito bem em noticiar o fato como "uma vitória tão significativa: não é todo o dia que os descendentes de pessoas escravizadas recebem o título de suas terras."

Ainda mais quando o ato parte de um governo marcado por chacinas oficiais.

Tempos sombrios

O Brasil vive sob um golpe institucional, a democracia cambaleia, não há leis, o judiciário mostra sua inaptidão para a coisa pública e para cumprir a Constituição.

Nesse contexto, o ato do governo Jatene é pra comemorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário