CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Ministro Helder Barbalho: Mais de 120 municípios paraenses receberam equipamentos do governo federal

Cerca de 120 municípios receberam 46 caminhões-caçamba, 14 lanchas e mais de 100 caminhões de lixo para reforçar estrutura de serviços públicos e aumentar qualidade de vida da população




O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, entregou no último sábado (12), na cidade de Breves, localizada na Ilha do Marajó, 14 lanchas e um caminhão coletor de lixo a 13 municípios paraenses. A ação fez parte de um conjunto de medidas da Pasta que visam reforçar a estrutura dos serviços públicos prestados à população. As lanchas vão ajudar, principalmente, o transporte de mercadorias e produtos agrícolas na região e estimular o desenvolvimento regional.

“É fundamental que possamos construir um novo momento para o nosso estado, em que a pacificação política e a união de todos possa prevalecer para trazer conquistas. Nossa população tem pressa! Nosso povo quer, deseja e tem o direito de viver em cidades melhores. Reafirmo aqui a continuidade do nosso trabalho de percorrer todas as regiões do estado levando mais investimentos a nossa gente”, disse o ministro em seu discurso.

Os equipamentos foram dados pelo Ministério da Integração Nacional e adquiridos com recursos de emenda da bancada parlamentar paraense para atender as cidades de Abaetetuba, Afuá, Alenquer, Anajás, Breves, Chaves, Curuá, Igarapé-Miri, Melgaço, Muaná, Portel, Santa Cruz do Arari e São Sebastião da Boa Vista.

O presidente da Associação de Municípios do Arquipélago do Marajó e prefeito de Muaná, Murilo Guimaraes, reforçou a importância da entrega das lanchas para a região. “O Marajó tem 16 municípios, onde alguns vêm recebendo péssimos índices que, sem dúvida, atrapalham mais ainda o desenvolvimento da nossa região. Tenho certeza que essas lanchas, certamente, são uma das etapas de tantos investimentos que passarão a chegar às nossas cidades. Por isso, quero agradecer publicamente em nome do povo marajoara ao trabalho do ministro Helder e da bancada por esta grande ação”, disse Murilo.

“Ser gestor na Ilha do Marajó é um grande desafio para todos, e hoje é um dia muito importante para o povo do Marajó. Agradeço o ministro Helder por escolher nossa cidade para realizar a entrega desses equipamentos, que chegam para atender o povo das nossas comunidades. No caso de Breves, o equipamento vai ajudar a manter nossa cidade limpa”, ressaltou o prefeito de Breves, Toninho Barbosa, que foi contemplado com um caminhão coletor de lixo.

Segundo o presidente da Federação de Municípios do Estado do Pará, Xarão Leão, a entrega dos veículos chegam em um bom momento para as Prefeituras. “Os gestores ainda lutam para superar esta grande crise que afeta os municípios, e estes veículos vão garantir muita economia. Nós agradecemos a bancada e principalmente ao ministro Helder que tem sido grande parceiro do municipalismo paraense”, disse o presidente.

Investimentos

Na última semana, em Castanhal, 34 caminhões de lixo foram entregues para 30 municípios do estado. Em Salinópolis, 19 cidades do nordeste paraense também foram contempladas com 21 equipamentos. 16 cidades do oeste receberam 24 caminhões coletores de lixo, em uma cerimônia realizada em Santarém. O mesmo ato aconteceu em Marabá, onde outras 20 cidades da região sul e sudeste foram beneficiadas com 25 unidades dos equipamentos. No total, 107 caminhões de lixo serão entregues a cidades paraenses. Já foram distribuídos também 46 caminhões-caçamba para 41 municípios.

Com investimento de R$ 40 milhões, o Ministério está financiando um total de 167 veículos para atender cerca de 120 municípios paraenses. Aproximadamente 5 milhões de pessoas serão beneficiadas - o que representa mais da metade da população do Pará.

Emendas parlamentares

As emendas de bancada visam atender obras e serviços de caráter urgente e estruturante. No Pará, os recursos para a compra dos maquinários são de emendas parlamentares da bancada relativas ao ano de 2016 atribuídas ao orçamento do Ministério da Integração Nacional.

Segundo o senador Jader Barbalho, a emenda não era impositiva, mas passou a ser com a entrada do ministro Helder na Pasta responsável. “O ministro Helder foi fundamental nesse processo, pois fez com que fosse viável alocar os recursos necessários para que a compra dos equipamentos pudessem ser realizadas pelo Ministério da Integração”, comentou.

“É uma felicidade participar deste momento onde celebramos o resultado da união que de fato faz a força para que nossos municípios recebem equipamento de qualidade que vão ajudar no desenvolvimento de cada cidade”, disse José Priante, deputado federal.

A deputada federal Elcione Barbalho adiantou que brevemente ocorrerá outras entregas de equipamentos. “Nós estamos aqui para ajudar a população e é por isso que vamos continuar com nosso trabalho conjunto para melhorar a qualidade de vida do povo do Pará, que brevemente será presenteado com muito mais ações”.

“Tenho que ressaltar que esse trabalho foi um esforço coletivo, onde juntou-se a bancada inteira, de todos os partidos, sem nenhuma contestação, e destaco isso porque estou convencido de que este é o único caminho para o estado do Pará”, ressaltou o deputado federal, Nilson Pinto.

Estiveram presente na cerimônia de entrega dos equipamentos o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho; o senador Jader Barbalho; os deputados federais Elcione Barbalho, Nilson Pinto, José Priante e Josué Bengtson; os deputados estaduais Iran Lima, Eraldo Pimenta, Wanderlan Quaresma, Jaques Neves e Francisco Melo (Chicão); a superintendente do Incra, Nilma Lima; o superintendente da Sudam, Paulo Roberto; o secretário de Desenvolvimento Regional do MI, Marlon Cambraia, e o presidente da Famep, Xarão Leão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário