CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Tomé-Acu/PA, no nordeste paraense, terá nova eleição no próximo domingo (4)

Tomé-Açu (PA) teve o prefeito reeleito com registro indeferido e terá nova eleição


Resultado de imagem para eleiçoes de tomé açu
Foto: www.vozexclusiva.com.br


Prefeito reeleito teve registro indeferido

Os eleitores de Tomé-Açu (PA) voltarão às urnas no próximo domingo pra escolher novamente o seu prefeito, o candidato reeleito em 2016, Josehildo Taketa Bezerra (PT), teve o registro indeferido por se encontrar inelegível em razão de prática de improbidade administrativa.

Candidatos

Disputam a prefeitura no dia 4 de junho em Tomé-Açu (PA) os candidatos Amilton Caliman (Rede), Aurenice Ribeiro (PMDB), Bruna Eudes (PSDB) e Jonas do Radar (PSC).

Disputa acirrada

Pesquisa DOXA realizada no município de Tomé-Açú/PA revela que a eleição suplementar será disputada voto a voto, está acirrada entre os 4 candidatos e o resultado é imprevisível. Com ligeira vantagem para o candidato do PSC, Jonas do Radar (veja AQUI).

Mudança na lei eleitoral manda que tenha eleições diretas, inclusive pra presidente (cargo majoritário)


Resultado de imagem para eleiçoes diretas é a regra
Com mini reforma, eleições diretas ficou sendo
a regra para os cargos majoritários

O artigo 224 do Código Eleitoral sofreu alterações com a Reforma Eleitoral de 2015, Lei nº 13.165, mudando a sistemática das eleições para os cargos majoritários, vários municípios já tiveram que realizar novas eleições para prefeito com base na nova jurisprudência da Justiça Eleitoral.

Antes era prevista a eleição indireta no caso da vacância ocorrer nos 2 últimos anos do mandato. Também podia ocorrer a posse do segundo colocado, no caso de nulos os votos do vencedor no pleito, tudo mudou.

Eleições diretas para cargos majoritários

Agora as eleições são obrigatoriamente diretas quando a vacância ocorrer até os 6 meses que antecedem o fim do mandato, não sendo mais aplicável o prazo de 2 anos.

Também, está prevista as eleições diretas sempre que houver o trânsito em julgado de decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário