CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 30 de março de 2017

Municípios dão primeiros passos para integrar ações e criar um HOSPITAL REGIONAL em Parauapebas

Municípios, governo do estado e Ministério Público dão um passo importante para a regionalização do hospital de Parauapebas


Jeová, Darci e Adonei - prefeito assinam compromisso
de regionalização da saúde

__________________________________

Prefeitos Darci, Jeová e Adonei decidem sobre regionalização da saúde

Por Anderson George

O prefeito de Parauapebas, Darci Lemen, acompanhado dos prefeitos de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, e de Curionópolis, Adonei Aguiar, assinou nesta quinta-feira, 30, uma Carta de Intenções para a criação de um Consórcio Público de Saúde. Na reunião, que aconteceu na Secretaria de Estado da Saúde Pública do Pará (Sespa), em Belém, também contou com a presença do promotor de Justiça do Estado, Hélio Rubens.

O documento tem por objetivo viabilizar a implementação de ações do Governo do Estado nos três municípios. No mesmo momento foram formadas duas comissões: a de Condução do Processo Legal de Constituição do Consórcio e a de Estudo de Viabilidade Técnica e Financeira e Identificação dos Serviços a Serem Consorciados com membros dos municípios e Sespa. A secretária adjunta de Gestão de Políticas de Saúde, Helena Guimarães, coordenará o trabalho das comissões.

O consórcio deve avaliar o modelo de regionalização do Hospital Geral de Parauapebas (HGP). 

A proposta é o que os serviços sejam regionalizados. A manutenção do hospital deverá ser custeada com recursos do governo estadual, municípios pactuados no consórcio e da produção de atendimento do SUS. 

Atualmente, o HGP possui a maior estrutura da região atendendo pacientes de Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário