CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Parauapebas: Secretário inspeciona creches abandonadas pelo governo anterior

CRECHES ABANDONADAS. OBRAS PARALISADAS. CRIANÇAS PREJUDICADAS 






Inspeção 

O secretário municipal da Educação, Raimundo Neto, na manhã da última quinta-feira, 16, foi inspecionar uma série de obras paralisadas das creches da rede municipal de ensino.

Relato do secretário

“As obras estão atrasadas, e o mais grave é que elas estão travadas junto ao FNDE, que é o órgão que libera recursos para a construção. Precisamos preservar esse patrimônio, que já está sendo depredado, e destravar para dar continuidade às obras. Nossa prioridade é agilizar, finalizar e entregar a creche do W. Torres”, adiantou o Raimundo Neto. (Leia AQUI)

Recursos federais

Foram inspecionadas cinco creches, cujas implantação envolvem recursos do Governo Federal, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Elas fazem parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

Bairros com creches abandonadas

Nos bairros Casas Populares, W. Torres, Beira Rio e Minérios as obras estão paralisadas. Em alguns casos o abandono tem mais de ano, tem delas que não foi possível nem acessar suas instalações.

No Beira Rio - um exemplo de abandono e indícios de desvios de recursos


A creche do bairro Beira Rio II está com a sua obra abandonada desde 2014, estava prevista pra receber 200 crianças.

A obra recebeu verbas do PROGRAMA PROINFÂNCIA/PAC, estima-se que os desvios e perdas ultrapassem mais de R$ 3 MILHÕES.





2013 a 2015: Período de desmandos 




No período de 2013 a 2015 a secretaria de educação de Parauapebas viveu um período de descaso e desvios.

A professora JULIANA SOUSA, ex-secretária de educação, entre 2013 e 2015, mesmo período que o Governo Federal investiu DEZENAS DE MILHÕES de reais na construção de 9 escolas e Creches-infantis em Parauapebas. 

Apenas uma creche construída

Apenas uma creche foi construída e as demais foram abandonas, com indícios de desvios de verbas. 

A ex-secretária de educação do governo Valmir da Integral, Juliana Sousa, foi presa pela polícia federal.

Na época a imprensa nacional chegou a noticiar os eventos (leia AQUI e AQUI)

“A secretária de Educação de Parauapebas, Juliana Souza Santos, foi presa pela Polícia Federal no último dia 18 de agosto de 2015, em operação que investigou o desvio de recursos da educação municipal de Parauapebas, sudeste do estado. O esquema da fraude ultrapassou R$ 7 milhões. Um empresário da construção civil suspeito de participação no esquema de fraudes foi preso. No total, seis pessoas foram presas sob a suspeita de integrarem uma organização criminosa composta por empresários e servidores públicos que estariam desviando recursos públicos destinados à educação de Municipal de Parauapebas. Juliana Santos estava detida no Centro de Recuperação Feminino de Marabá – A prisão foi revogada pelo Tribunal Federal da 1ª Região. De acordo com a Superintendência do Sistema Penal do Pará (SUSIPE) A Justiça solicitou o uso de tornozeleira eletrônica afim de monitorar a ex-secretária posta em liberdade provisória. A ex-secretária deverá responder pelos crimes de organização criminosa, fraudes em licitação, falsidade ideológica, peculato e apropriação de recursos federais.” 

Situação de total abandono e queda na qualidade


Não foi por menos, Parauapebas que até 2012 conquistava índices relevantes na área de educação, inclusive o SELO UNICEF (aqui), entre 2013 e 2015 a situação foi de total desorganização e abandono, culminando em queda contínua na qualidade da educação na rede pública municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário