CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

A mensagem - Por Marco Atílio

Resultado de imagem para A mensagemSempre tive certeza da vitória de Darci Lermen para a prefeitura de Parauapebas, mas confesso que os números e os momentos finais me deixaram um pouco apreensivo. 

As eleições em Parauapebas teve um resultado surpreendente. Quase 90% dos eleitores compareceram às urnas e, desses, quase 95% foram votos válidos. Uma abstenção mínima, como também foram mínimos os votos brancos e nulos.

Mas a surpresa mais impactante foi a disputa acirradíssima para o cargo de prefeito. Uma diferença de apenas 4.131 votos definiu a eleição, apenas 3,32% dos votos válidos. 

Os cidadãos deram um claro recado. Espero que o prefeito eleito tenha conseguido ouvir e compreender a mensagem.

Considerando apenas os votos válidos, 58,13% dos eleitores optaram por outras candidaturas, ou seja, disseram não à volta de Darci. Se considerarmos o total de eleitores, esse percentual de cidadãos sobe para mais de 65%.

É claro e evidente que o povo não aprovou o modelo de governo implantado por Darci em seus oito primeiros anos.

Penso que o resultado nas urnas foi reflexo dos constantes escândalos e prisões de membros do governo Valmir e, claro, a sua completa falta de diálogo com os movimentos sociais, aliados políticos, servidores públicos, cidadãos e etc. 

Tenho a estranha mania de acreditar que as pessoas sempre mudam, e pra melhor. Por isso que votei em Darci novamente. Tenho fé que o seu novo governo será bem melhor que o primeiro, e muito melhor que o de Valmir. 

Quero acreditar que Darci tenha agido como o apóstolo Paulo nessa campanha, fazendo de tudo para ganhar a todos. Mas ao sentar na cadeira de prefeito espero que a sobriedade volte a dominar sua mente e a formação de seu governo tenha a razão de quem sabe que não há mais espaço para joguinhos de poder.

A mensagem que os cidadãos enviaram no último domingo é que precisam de um prefeito que tenha realmente um projeto para cidade, que seja menos tolerante com os desvios e desmandos administrativos, que seja mais presente e preocupado com a gestão da máquina pública, enfim, um prefeito que tenha capacidade política e também administrativa, seja ético e transparente com a coisa pública.

Parauapebas ainda enfrenta sérios problemas estruturais. O desemprego chegou a níveis alarmantes, a educação está em frangalhos, a saúde carece de investimentos urgentes e de um novo modelo de gestão. Bairros ainda sofrem com a falta de água e a violência é cada vez mais crescente.

Há um enorme desafio pela frente. Também não há dúvidas que Darci esteja à altura do desafio posto.

Quero reiterar minha fé em um novo Darci. 

E que meus temores estejam completamente fora de sintonia com a realidade, esse é meu mais sincero desejo. 

Marco Atílio - Analista político para o Blog Sol do Carajás nas eleições de 2016 

4 comentários:

  1. Acho esse tipo de analise errada, que a soma dos votos dos outros candidatos sendo maior do que a do eleito, mostre que o modelo de governo dele foi rejeitado, pois como não temos um segundo turno, com uma disputa direta entre dois modelos de governo, essa analise não me parece muito valida.
    Digamos que os que votaram no Catalão, concordem com o modelo do Darci ou Valmir, mais naquele momento, com 3 disputando, prefiram o do Catalão... essa generalização de 58,13% ou de 65%, não demonstra um fato real.
    Além do mais, em uma cidade onde a população ainda prefere votar em candidatos que compram votos, do que naqueles que trabalham, quase toda analise politica, se perde...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que os eleitor do Catalão não votam no Darci de jeito nenhum. Se somar o eleitor do Catalão com do Valmir já dá maioria.

      Excluir