CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Conflito de Terras no Pará - tensão no Acampamento Frei Henri - "grileiros de terras" querem expulsar trabalhadores

Acampamento FREI HENRI está consolidado contra a grilagem de terras da União. Assentamento definitivo pelo INCRA é medida mais que urgente!




Desde a última terça-feira, fazendeiros com jagunços armados tem intimidado e reprimido os acampados com tiros de armas de grosso calibre, os trabalhadores ainda relatam que suas plantações foram motivo de ataque por parte dos fazendeiros que jogaram veneno na plantação de hortaliças, mamão e mandioca.






Apesar de ser apenas um acampamento e não um assentamento, as famílias que ali residem já produzem bastante alimento que é fornecido para as feiras de Parauapebas e Curionópolis.






Grilagem de fazendeiros impera na região

A região amazônica sempre viveu um processo intenso de grilagem, fazendeiros e mineradoras, sempre aportados pelo dinheiro do povo, através do bancos públicos, se utilizam do dinheiro da nação para financiar a grilagem e o desmatamento, sem falar na morte de milhares de trabalhadores rurais vítimas do processo escravocrata que se instalou nos seios da nossa região.

Assassinatos de trabalhadores marcam o sudeste do Pará


A região sudeste do Pará sempre se destacou por vários conflitos sangrentos, sempre regados com sangue de sem terras e garimpeiros. Em 29 de setembro de 1987, na cidade de Marabá, tivemos a morte dos garimpeiros de Serra Pelada, na ponte da estrada de ferro, e conflito com os interesses da VALE. Em 17 de abril de 1996, teve o Massacre da Curva do S, em Eldorado dos Carajás, com 19 trabalhadores rurais sem terras assassinados.

Onalício Barros e Valentim Serra


Os episódios se sucedem e não se apagam da memória, assassinatos como os de Onalício Barros (Fusquinha) e Valentim Serra (Doutor) estão presentes mais do que nunca na sociedade do município de Parauapebas, ainda assim, está longe de se ver os conflitos pela terra terminarem na região.

Fácil constatar


Hoje, no acampamento Frei Henri, se constata mais uma vez que famílias de trabalhadores rurais sem terras são vítimas do estado e de suas forças repressoras, de forma inexplicável, sempre solícitas em atender "pedidos" de grileiros de terras públicas, ajudando a intensificar os conflitos no campo.

Um comentário:

  1. É lamentável que trabalhadores tenham que morrer lutando por um pedaço de terra para trabalhar e matar a fome do Brasil. Junto com a luta deste pôvo está os acentados do loteamento Tapete Verde aquí no Município de Parauapebas, abandonados á própria sorte aguardando a má vontade do INCRA.

    ResponderExcluir