CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Rádio Arara Azul (FM) - inicia série de entrevistas com pré-candidatos a prefeito de Parauapebas

Falcão (PDT) fala na radio Arara Azul (FM), como pré candidato a Prefeito de Parauapebas

Falcão (PDT): pré-candidato a prefeito de Parauapebas


O primeiro convidado foi Falcão, maranhense de 37 anos, filiado ao PDT desde 2000, mas que em sua conversa com Elson Brito, disse ter convites para mudar de partido.

Saúde 

Perguntado sobre suas propostas para a saúde publica de Parauapebas, Falcão disse que Parauapebas tem vários problemas, mas que a maioria de resolve apenas com a vontade de sensibilização ao sofrimento do povo e citou como exemplo, o atendimento na emergência do hospital, onde todos que precisam de atendimento tem que se espremer em um único local e as vezes levar um dia inteiro para ser atendido, quando o Governo poderia usar os postos de saúde, como os dos bairros; (liberdade, casas populares, Guanabara e reativar o centro de saúde rio verde) para fazer atendimento de urgência e emergência, fazendo apenas pequenas modificações e usando os mesmos médicos da rede para esses plantões e caso o paciente fosse diagnosticado com uma doença mais grave, ai ele seria encaminhado para o HMP em uma ambulância que já estaria na unidade de saúde.

Segurança Pública

Perguntado sobre a segurança publica, Falcão ressaltou que a mesma é de responsabilidade do Estado, mas que o Governo do Município poderia fazer sua parte implantando a guarda municipal “armada”, como o Governo atual já está fazendo, mas que ele (Falcão) faria diferente; incorporará o DMTT à GUARDA MUNICIPAL para dar mais funcionalidade a fiscalização de transito, oferecendo mais segurança aos munícipes e aos agentes do DMTT, além de construir barreiras, nas principais entradas e saídas da cidade, para ajudar a PM em suas fiscalizações rotineiras.

Educação

Sobre a Educação, Falcão em conversa com Elson Brito, citou cidades como; Imperatriz e Araguaína, que tem faculdades de qualidade, onde muitos dos filhos de Parauapebas estão lá estudando e Parauapebas tem muito mais condições, financeiras e estratégicas para transformar-se em uma cidade universitária e isso é uma de suas propostas. Adquirir uma área para instalação de campus universitários e ressaltou afirmando que, além de além de melhorar a educação, melhora a economia, uma vez que ao invés dos filhos de pessoas de Parauapebas irem estudar e gastar dinheiro fora de Parauapebas, serão os filhos das cidades vizinhas, que virão pra Parauapebas e precisarão de aluguel, combustível, comida, roupa, lazer...e movimentarão a economia local.

Economia

Falcão finalizou o ultimo bloco de sua entrevista, falando sobre o que julga ser o mais importante para Parauapebas: a economia. Disse que não adianta nada se eleger um Prefeito que pretende continuar tocando o barco como os demais fizeram, apenas aguardando os impostos da VALE. Segundo Falcão, é preciso que o Prefeito de Parauapebas e se caso for ele, assim ira fazer, se porte como o Prefeito de uma das principais cidades exortadoras do país e use isso para trazer benefícios para nosso povo.

Seu principal projeto para Parauapebas como Prefeito, engloba toda a região envolvida na mineração e exportação do minério de ferro. Falcão quer em parceria com a VALE, Governo do Estado do Pará e Governo do Estado do Maranhão, criar uma área de livre comercio, usando o porto de Itaqui em são Luis-Ma, para além de levar nosso minério embora, ajudar o comercio regional trazendo mercadorias, com isenção de impostos federais, como PIS e COFINS e quem sabe até uma redução do ISS, ele usou como exemplo, o Estado do Amapá, que não produzia nada, sua economia era basicamente de funcionários públicos e criou uma área de livre comercio, revolucionando a economia do Estado todo, e hoje a mercadoria que desembarcam no Amapá, chega até a 25% mais barato. 

O que proponho, é que os Estados entrem com as parcerias politicas e burocráticas e a vale com a ferrovia e os trens que voltam vazios depois de descarregar o minério no porto, para trazer as mercadorias das empresas. Claro que as mesmas pagando, nada de graça, o que seria viável para ambas as partes. Com isso, iremos baratear o custo de vida nessas cidades, já que navio e trem, são os meios de transporte de carga mais baratos que existem. Podemos ver pelo alto valor que pagamos no litro de gasolina e Parauapebas, disse Falcão. Tenho certeza, que após criada a área de livre comercio regional, estamos preparados e com grande atrativo para trazermos grandes empresas para se instalarem aqui, podemos adquirir uma área de terra, como uns 100 alqueires, lotear, criar acesso até lá, comprar uma usina de asfalto pra Prefeitura, gerar emprego, asfaltar tudo com funcionários contratados pela Prefeitura, e ai sim, ir atrás de empresas, como a SADIA, SEARA entre outras, que além de gerar empregos diretos, iriam fomentar a o agricultor a criar frangos, porcos, peixes e outras coisas na agricultura familiar. Como empresas como essas em nossa cidade, eles vão precisar de matéria prima e a prefeitura tem que dar suporte técnico para o produtor rural e daremos. Quando você proporciona o desenvolvimento de uma região como a nossa, desonera o Governo em muitas coisas. Exemplo; se gerarmos empregos, o cidadão empregado tem plano de saúde e não vai no hospital municipal, ele geralmente quer que o filho estude em uma escola particular e não na publica e por ai vai. Isso é dignidade e volto a dizer, tudo passa pelo vontade de fazer e eu tenho essa vontade. Tenho meus filhos que nasceram aqui e quero que eles estudem e morem aqui. Espero que você que me ouve, que pense nisso, pergunte a seu candidato, o que ele quer para o futuro de Parauapebas e como ele fará acontecer, porque todos sempre dizem que vão lutar pela saúde educação e etc..mas nunca como vão fazer. Espero que eu tenha a oportunidade de mostrar que podemos fazer diferente.

Um comentário: