CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

OCB-PA incentiva intercooperação em Encontro de Lideranças



Essa é uma das alternativas propostas para alavancar novos negócios

Incentivar a intercooperação no Estado. Este é o grande objetivo do X Encontro de Lideranças que ocorre na cidade de Salinópolis entre os dias 2 e 4 de dezembro. O Encontro reune representantes das cooperativas registradas no Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB-PA). A proposta é possibilitar trocas de experiência e viabilizar novas parcerias entre as cooperativas dos mais diversos ramos.

Durante os três dias de programações, estão previstas a identificação dos reais problemas/demandas das cooperativas, principalmente no que tange, ao acesso ao crédito, além da prestação de contas do Sistema OCB-PA, serão apresentadas soluções vindas do cooperativismo de crédito e a apresentação de agentes de fomento, como a Fundação Banco do Brasil, a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A grande novidade do X Encontro de Lideranças é a Rodada de Negócios que será mediada pelo Sebrae-PA. “Vamos utilizar a metodologia do Sebrae, que já tem essa expertise de negócio. Vamos mapear os produtos e serviços que podem ser comercializados e a viabilidade de se fechar novas parcerias”, afirma o superintendente do Sistema OCB-PA, Luiz Carlos dos Santos.

A Rodada será realizada por meio de reuniões entre as cooperativas fornecedoras e as cooperativas demandantes (âncoras), com interesses de compra e venda comuns. Os ofertantes fazem a inscrição, indicando os produtos e serviços a serem oferecidos aos interessados. As cooperativas âncoras indicam o tipo de produto ou serviço para os quais querem contatar fornecedores. O Sebrae-PA faz o cruzamento entre ofertas e demandas e cria a agenda da rodada. Uma mesma cooperativa conversa com várias ofertantes, assim como um ofertante pode conversar com vários compradores.

“De uma forma geral, nosso objetivo é desenvolver relações empresariais e ampliar as oportunidades de negócio para as lideranças participantes. Vamos possibilitar um primeiro contato de abertura de relacionamento comercial e a troca de conhecimentos. A expectativa é muito grande, ainda mais com a parceria do Sebrae-PA. O cooperativismo paraense tem muito a crescer com esse suporte”, afirma o Presidente do Sistema OCB-PA, Ernandes Raiol. 

Mercado

O cooperativismo paraense vem se destacando com ótimos resultados nos mais diversos ramos. O Agropecuário, por exemplo, reúne cerca 70% de todas as cooperativas do Pará. Para se ter uma ideia da força do setor, a Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica (Coopatrans) elevou o município de Medicilândia à posição de maior produtor de cacau do mundo com uma produção de 35 milhões de toneladas/ano. Ela verticalizou a produção e registrou a marca CacauWay, que aquece o comércio regional com mais de 20 produtos como bombons de recheios variados, achocolatados, geleia, e licor. Na região Sudeste, a Cooperativa Agroindustrial de Paragominas (Coopernorte) vem se destacando e já é a maior produtora de grãos do estado do Pará. Na região Nordeste, a Cooperativa Agrícola de Tomé Açú (Camta) é um dos maiores exportadores de Cacau do Estado. Ela tem certificação de “cacau fino”, cedido no Salão do Chocolate em Paris, que seleciona as 150 melhores amostras de cacau do planeta. Os principais mercados da Camta é o japonês e o argentino.

Para o setor de transporte, 2015 representou o início do desenvolvimento das cooperativas que oficializaram a formação da Central das Cooperativas do Estado do Pará (Cencopa). A Central ganhou força política e, com o apoio representativo da OCB-PA, conseguiu importantes conquistas junto ao governo do Estado.

O setor de crédito vem seguindo a mesma linha de crescimento. O ano foi marcado por grandes progressos para os quatro sistemas presentes no Estado: Unicred, CredISIS, Sicoob e Sicredi. O Sistema Sicoob, por exemplo, ganhou um reforço de peso. No inicio do ano, o Sistema oficializou a união das centrais Sicoob Central Amazônia e Central Sicoob do Paraná, formando a Unicoob (União das Cooperativas do Brasil). A parceria representou um impulso para o desenvolvimento das 11 cooperativas associadas ao Sicoob, permitindo que as cooperativas paraenses acelerassem o processo de livre admissão. Já o plano do Sistema CredISIS para o próximo ano é capitalizar cerca de 15 mil associados nos municípios paraenses com a inauguração de mais cinco unidades de atendimento. Atualmente, existem apenas três unidades em funcionamento na capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário