CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sábado, 20 de junho de 2015

Parauapebas: CRIANÇAS SE ENCANTAM COM HISTÓRIAS CONTADAS NO ESTANDE DA BIBLIOTECA LEGISLATIVA


De chapéu de pirata, bruxa ou califa, a criançada mergulhou no mundo da fantasia. Ao cantar “quem quer casar com a dona baratinha”, eles desvendaram os contos de Ana Maria Machado, uma das autoras homenageadas durante o encerramento do projeto Nas Páginas Literárias do Sul e Sudeste do Brasil.


O projeto trabalhado durante o primeiro semestre do ano letivo na Escola Municipal de Educação Fundamental Dorothy Stang tinha o objetivo de incentivar as crianças a lerem os contos das regiões Sul e Sudeste do país. Além da leitura das histórias realizada pelo professor em sala de aula, os pequenos tinham contato com os livros e ainda recontavam as obras de autores como José Roberto Torero Fernandes Júnior e Ricardo Sérgio Rocha Azevedo. Para complementar a fixação e a aprendizagem, os alunos do 1º ao 5º ano faziam ilustrações e apresentações.

Layna Ingred, de 9 anos, cursa o 4º ano do ensino fundamental e teve o primeiro contato com o conto Chapeuzinhos Coloridos durante o projeto. Junto com os colegas de classe, ela preparou uma peça teatral da história, que foi apresentada a todos na manhã desta quinta-feira (18). “Achei interessante, engraçado e divertido. No teatro eu sou a vovozinha e danço muito durante a apresentação”, contou.

A professora da sala de leitura, Luzia Helena, contou que as atividades realizadas durante o semestre ampliou o conhecimento dos alunos e proporcionou-lhes desenvolvimento. “O foco era o estimulo à leitura e o contato com a obra destes autores. O crescimento do repertório é notório e a apresentação é um exercício de desenvolvimento para as crianças que muitas vezes não estão acostumadas com estas atividades”, revelou a professora.

Nessa programação, recheada de tantas histórias, não poderia faltar a participação da Biblioteca Legislativa Sônia Cortêz. Grande incentivadora da leitura no município, a biblioteca foi a grande atração do evento. Ao tirar do universo da leitura a boneca Ângela, a criançada se encantou de vez com os livros. A boneca, representada pela professora Ângela Colognesi, foi uma das surpresas da biblioteca para o evento. A peruca loira e o gliter atraíram a atenção das crianças, que não piscaram enquanto ouviam o conto Dia de Chuva.

O evento inaugurou, ainda, o ônibus da Biblioteca Legislativa, meio de transporte que a biblioteca utilizará para intensificar a itinerância pela zona urbana e rural, proporcionando a outras crianças a mesma alegria e diversão.

Texto: Josiane Quintino Pinto
Fotos: Coletivo Dois.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário