CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sábado, 10 de janeiro de 2015

Violência dispara em Parauapebas, governo Valmir coleciona mais um fracasso depois do IDEB

Juventude é a vítima preferida do envelhecido governo VALMIR DA INTEGRAL!

Primeiro foi o fracasso no Ideb, mostrando um recuo na qualidade da educação básica, afetando crianças e adolescentes na rede pública municipal!

Agora, estudo mostra outra "façanha" do atual prefeito, Parauapebas já é o 6° município mais violento do Brasil!

A situação foi agravada nos últimos dois anos, com um desmonte das políticas sociais do município! 

Infográfico do Diário do Pará

Jovens que vivem em seis municípios paraenses estão no topo da lista de vulnerabilidade à violência, segundo estudo produzido pelo Ministério da Justiça em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os dados do relatório de 2014, divulgados nesta semana, mostram que Altamira, Marabá, Parauapebas, Marituba, Ananindeua e Belém estão entre as 20 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes que apresentam os mais altos Índices de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJV). De acordo com o levantamento, de 2007 para 2012 o índice de violência e desigualdade no Pará aumentou 1,3%.

Entre as capitais, Belém ocupa a segunda posição de maior vulnerabilidade de jovens à violência e às desigualdades. O índice mede a exposição da população entre 12 e 29 anos aos riscos de serem vítimas da violência a partir de variáveis que incluem estatísticas criminais, como indicadores de homicídios, e sociais, como a permanência na escola ou a inserção no mercado de trabalho.

De acordo com o estudo, levando-se em conta apenas os dez municípios brasileiros com mais altos índices (Cabo de Santo Agostinho/PE, Itaguaí/RJ, Altamira/PA, Marabá/PA, Luziânia/GO, Parauapebas/PA, Simões Filho/BA, Eunápolis/BA, Teixeira de Freitas/BA e Marituba/PA), em seis deles é o Indicador de Mortalidade por Homicídio que apresenta o valor mais alto dentre os indicadores que compõem o índice.

Este é o caso de Marituba. Para Altamira, Marabá e Parauapebas, o Indicador de Pobreza é o mais agravado.Considerando os 20 municípios com mais alto IVJV, em 12 deles a taxa de homicídios é o indicador mais elevado. Nesse contexto, nos 12 piores índices de homicídios está incluída a cidade de Ananindeua. Para Belém, pesa mais a vulnerabilidade ao Indicador de Pobreza.

Os dados do estudo indicam que há uma forte correlação entre vulnerabilidade juvenil à violência e território, na medida em que há diferenças regionais determinando melhores ou piores condições de vida para a população de adolescentes e jovens brasileiros.Os dados da pesquisa foram atualizados em 2014 para incluir a desigualdade racial, e o resultado foi que o risco de os adolescentes e jovens de 12 anos a 29 anos sofrerem violência aumenta quando esse fator é levado em conta.

No Brasil, os jovens negros têm 2,6 mais chances de morrer do que os brancos. A média se refere a 2012, último ano em que há dados consolidados, e mostra pequeno aumento em relação a cinco anos atrás. Em 2007, o risco nacional era 2,3.No caso do Pará, essa correlação é de 3,6 jovens negros com mais chances de morrer que brancos, inserindo o Estado paraense na 10ª posição no ranking de violência e desigualdade. A Paraíba está no topo do ranking. Lá, a chance de o jovem negro morrer violentamente, assassinado ou em acidentes de trânsito é 13,4 vezes maior do que a do jovem branco.

No Paraná, Estado com menor risco, a proporção é inversa, pois a taxa de homicídios de jovens brancos é um pouco maior que a de negros: 0,7. Valores mais próximos de 1 indicam maior proximidade entre os dois segmentos.

3 comentários:

  1. Esse governo é uma piada, acabou com todos os projetos voltados ao desenvolvimento social e efetivo dos nossos jovens. Onde está a Secretaria da Juventude, e os grupos de teatro e o Projeto Vale Juventude em parceria com a Vale?

    ResponderExcluir
  2. Ja é historico o velhote é o pior prefeito de todos os tempos na nossa cidade desgoverno sem planos estrategicos para o crescimento sustentavel da nossa cidade desgoverno sem metas tracadas o velhote ta mais perdido do que cego em tiroteio nao temos um trabalho social voltado exclusivamente para os nossos jovens criancas e adolescentes a populacao esta cada dia mais excluida desmotivada sem perspectiva de dias melhores o velhote prometeu mundos e fundos tudo pelo poder enquanto isso a populacao vive a mingua diante de servicos publicos precarios e de alguns servidores publicos mal educados e despreparados para tal cargos e funcoes essa é a triste e lastimavel realidade em que vive nossa cidade.

    ResponderExcluir
  3. Você tocou em um ponto crucial anônimo das 22:10, o preparo profissional para assumir determinados cargos públicos. Saúde , habitação e educação são apenas alguns exemplos de secretarias comandadas por funcionários despreparados!

    ResponderExcluir