CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Autoridades do Pará sabiam das ameaças e pouco se fez

Interferência do prefeito VALMIR DA INTEGRAL fez a segurança no município ficar caótica

Valmir da Integral e o comandante da PM
em Parauapebas
Recentemente, VALMIR DA INTEGRAL pressionou politicamente o governador Jatene e toda a cúpula da segurança pública em Parauapebas foi substituída, a situação da segurança apenas piorou com a interferência do prefeito. 

VALMIR DA INTEGRAL conseguiu trocar o comando da PM e alguns Delegados, está na hora de todos serem substituídos novamente, dado o fracasso de suas atuações no município. 

OAB já tinha alertado Procurador Geral de Justiça e autoridades policiais

Autoridades do Pará sabiam das denúncias e ameaças sofridas por Dr. JAKSON, não elucidaram os crimes anteriores, e ainda se vê pouco empenho do governo do estado em esclarecer os fatos.

Do fato

A reunião solicitada pela OAB-PA do ano passado aconteceu após denúncias divulgadas nos meios de comunicação de Parauapebas que afirma a existência de suposta lista de “marcados para morrer” naquele município, dentre os quais está o advogado Jakson de Souza e Silva, presidente da subseção daquela cidade.

Em ofício (007/2014 – ASS. JUR) encaminhado ao Promotor de Justiça Coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado – GAECO Milton Menezes, a OAB explica que a ameaça foi denunciada através do “disque denúncia de Parauapebas” no último dia 10 de janeiro e por meio de um bilhete deixado em um restaurante no município.

Em documento, o presidente da Ordem chama atenção para o fato de que, em matéria veiculada sobre o assunto, um dos integrantes da lista, o jornalista Wandernilson Santos da Costa, conhecido pelo epíteto “Popó” – que é um dos clientes do advogado Jakson, em ações judiciais relativas a atos de improbidade administrativa movidas contra o Prefeito de Parauapebas - foi alvejado por dois pistoleiros na manhã do último dia 13 de janeiro, ao sair de sua residência para ir trabalhar. O jornalista escapou com vida.

A matéria também levando casos de improbidade administrativa realizadas por alguns gestores do município.

Outras providências

Uma cópia do ofício também foi enviada, a época, ao Delegado Geral de Polícia Civil do Estado do Pará, Rilmar Firmino de Souza, pedindo que o fato seja incluído no recém-criado GAER – Grupo de Atuação Especial de Repressão a Crimes de Representatividade para atuar no caso.

A OAB-PA também solicitou ao secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, a inclusão do advogado Jakson Silva no PROVITA – Programa de Proteção à vitimas e testemunhas, tendo em vista que o objetivo precípuo do programa é a efetivação da justiça e o combate à impunidade e a violência.

Em ofício enviado ao Conselho Federal, o presidente da seccional, Jarbas Vasconcelos, afirma que a entidade já solicitou formalmente às autoridades de segurança do Estado e ao Ministério Público providências urgentes para a solução dos casos ainda em aberto, bem como para evitar que os fatos se repitam.

Leia matéria completa no www.oabpa.org.br ou www.ogazeta.blogspot.com.br

3 comentários:

  1. Poxa, lamentável a morte do DR. Jackson...

    ResponderExcluir
  2. Acho q não deve ter essa lista coisa nem uma se não o primeiro a encabeça essa tau lista seria o Lindolfo

    ResponderExcluir
  3. Governado de estado, secretário de segurança do estado, presidente da OAB, gente da ONU....efim todo mundo tentando ajudar. E o prefeito.... Cadê, sumiu, desapareceu....
    #vamirforagido
    #fogevalmir

    ResponderExcluir