CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

PT: vende-se um partido na cidade de Parauapebas

Blog do Luiz Vieira

PT - PARTIDO DOS TRABALHADORES: VENDE-SE

Por Luiz Vieira

Quem conhece um pouco da história da fundação e construção do PT em Parauapebas, mesmo não sendo petista ficará indignado com tamanha insensatez e falta de inteligência de alguns dirigentes. Um partido que foi criado por sonhadores, por idealistas, por valentes guerreiros que se sacrificaram em nome de um projeto popular agora corre o risco de ver sua história ser jogada na lata de lixo. 

Parte da atual direção tem tentado de todas as formas afastar a militância e fragmentar o partido. Há muito que não se faz um encontro, um fórum ou coisa parecida. Desde a última eleição para prefeito onde perdemos para Valmir da Integral que essas lideranças tem evitado a qualquer custo qualquer debate. Em um encontro meio às escondidas que aconteceu em junho no auditório da Escola Semear, eu propus a realização de um encontro aberto com todos os filiados e simpatizantes para discutir o processo eleitoral. A proposta foi aprovada por unanimidade, porém, na hora de fechar a data, o Parazinho manobrou o Presidente Tadeu e disse que a executiva marcaria a data. Ainda comentei com alguns presentes prevendo que esse encontro não aconteceria. Dito e feito! Esse partido que governa o Brasil, que já governou Parauapebas por oito anos, agora não é capaz sequer de reunir seus filiados.

Essa falta de discussão, de reuniões faz parte de uma estratégia clara de dividir e fragmentar o PT para assim, servir aos interesses escusos de alguns sem a interferência da militância.



Negociação com o Prefeito Valmir

Como já noticiei aqui, desde o início da atual gestão o Valmir vem assediando os vereadores petistas para entrarem para o governo. Por outro lado, alguns dirigentes e o vereador Euzébio tem feito de tudo para que isso aconteça. De um lado o prefeito quer neutralizar o único partido que poderia fazer oposição de fato na Câmara e dificultar a sua reeleição. Por outro lado temos dirigentes gananciosos que não tem nada a perder e se viciaram em viver às custas do poder público. Assim, várias rodadas de negociação já aconteceram e esse acordo ainda não foi concretizado porque a notícia vaza e a militância parte para cima. Recentemente, por pouco o PT não embarcou na canoa furada do prefeito e apoiou o Gesmar em troca de secretarias. A negociação melou e vingou somente parte do acordo. 

Mais uma vez está havendo nova tentativa de negociação. Era para ser, como sempre, tudo às escondidas, tudo secreto para ninguém atrapalhar. Felizmente eu tenho uma relação com uma pessoa muito próxima do Valmir e me informa em tempo real tudo o que acontece. Mais uma vez o partido estaria sendo vendido em troca de três secretarias e a Presidência da Câmara. As secretarias são: SEMAD, SEMPROR e SEMAS. 

PT e Valmir como água e óleo

Por que o Prefeito Valmir ainda insiste nesse acordo com o PT? Todos sabem que o Valmir tem verdadeiro desprezo pelo PT. Ele o vê como uma ameaça às suas pretensões de reeleição e até mesmo de continuar no poder até o fim do mandato. Essa ameaça se tornou mais concreta com a aprovação da CPI da Saúde que teve participação decisiva do PT. 

Por que alguns dirigentes petistas insistem nessa canoa furada? Se o Valmir não gosta do PT, os petistas mantém o mesmo sentimento por ele. O grande problema é que alguns dos nossos dirigentes perderam completamente o senso do ridículo. Estão querendo tirar proveito a qualquer custo e amealharem dinheiro e privilégios. Veja bem! Eu disse alguns! Não podemos cometer o erro da generalização. O Euzébio por sua vez, sabe que nunca mais se elegerá a nada aqui em Parauapebas. Assim, só lhe interessa botar a mão na presidência da Câmara, juntar uns "trocados" e ir embora para a Bahia cuidar de sua fazenda.

Já comentei aqui mesmo que não sou contra os acordos e alianças políticas. Isso é natural e faz parte do processo. Porém, esse acordo tem que obedecer ao limite da ética. Jamais dois grupos que não se respeitam poderão fazer qualquer aliança que dê certo. O PT não confia no Valmir e vice-versa. Qualquer aliança nesse sentido é suja, é vulgar e promíscua.

O PT será a Geni?

Quem se lembra da música do Chico Buarque "Geni e o Zeppelin? Para quem não se lembra ou não conhece, amanhã farei uma resenha sobre ela e vocês entenderão.

Caso essa venda se concretize acontecerá o seguinte: Valmir neutralizará o partido que teria a possibilidade de ameaçar sua reeleição. Quando estiver faltando seis meses para o final do seu mandato, dará um pé na bunda dos secretários que assumirem as pastas alegando que são incompetentes e corruptos. Assim, garantirá com facilidade sua reeleição e de quebra destruirá o maior partido de oposição de Parauapebas.

O pior de tudo é que isso está tão claro que me recuso a acreditar que ainda tenha alguém que ao menos cogite essa possibilidade. Bastaria usar dois neurônios para saber que essa barca é furada e cheia de fezes. Fico alarmado em ver pessoas que eu julgava ter um mínimo de discernimento se empolgando e achando que essa venda seria a salvação de sua lavoura. 

Se você é filiado ou simpatizante do PT e não quer ser vendido, se manifeste. Reaja!


Um comentário:

  1. Sou petista com muito orgulho. Pois faço parte de um partido político que tirou milhões de brasileiros da linha de pobreza, partido este que acreditou nos mais pobres por isso investiu nos diversos programas sociais.Partido este que acreditou na força da mulher brasileira e elegeu por duas vezes Dilma presidenta do Brasil rompendo assim velhas barreiras na história política brasileira. Não acredito nem posso acreditar que o PT municipal através dos mandatários e algumas lideranças possam ser tão irresponsáveis e infiéis com nosso Partido, com todos os filiados e eleitores que os escolheram para nos representar e defender os interesses do nosso povo. Portanto companheiros mandatários e dirigentes do nosso PT esperamos que tudo isso sejam meras especulações pois nós filiados e filiadas no momento certo iremos cobrar de vocês. Estamos de olho nas aberrações!

    ResponderExcluir