CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

domingo, 30 de novembro de 2014

Imprevisível - veja a análise de Luiz Vieira sobre a eleição para a presidência da Câmara de Parauapebas

ELEIÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA PODE ACABAR EM GOLPE DE NOVO

Blog do Luiz Vieira




Amanhã, primeiro de dezembro acontecerá às 9 horas na Câmara Municipal a Eleição da Mesa Diretora para o biênio 2015/2016. Até agora, só resta aos analistas políticos às dúvidas e incertezas diante do quadro que se apresenta.

Diante desse quadro de incerteza, uma análise do passado pode ser bem útil para dar uma luz do que poderá acontecer. Em janeiro de 2013 se desenhou duas chapas. O Prefeito recém- eleito Valmir Mariano tinha minoria na Câmara. Bastou botar a turma da pasta preta em campo que o jogo virou a seu favor. Vereadores eleitos na chapa de oposição e que tinham um discurso violento contra o Valmir, rapidinho trocaram de máscara e foram beijar suas mãos e jurar fidelidade. Do lado da oposição, o vereador Euzébio foi o fiel (infiel) da balança. A oposição tinha chance com folga de fazer a Mesa Diretora, mas na hora da discussão o Euzébio se impôs como Presidente. Como foi preterido pelo grupo, pois já havia sido presidente por dois mandatos e não gozava da confiança da maioria, o vereador eleito para o seu terceiro mandato agiu como o menino riquinho e mimado dono da bola: pegou a bola e saiu de campo no meio do jogo. Saiu se fazendo de magoado e disse textualmente: “já que não me querem como Presidente estou fora do grupo. Estou indo para a Bahia e só volto para a posse”.

Essa decisão imatura e egoísta do Euzébio quebrou as pernas do grupo de oposição. Vereadores dos partidos aliados ficaram sem confiança na maior bancada eleita que era o PT e trataram de arrumar outra alternativa.

Por outro lado o Prefeito Valmir indicou o Vereador Pavão para Presidente e festejou a vitória com antecedência. Com sua articulação, a eleição estaria garantida por oito a sete. Valmir só não contava com uma velha raposa que ele ainda não tinha cooptado e que julgava inútil e descartável. Valmir cometeu um erro grave que lhe traria muita dor de cabeça.

O golpe na primeira eleição

O grupo de oposição que estava totalmente desarticulado e destroçado com a traição do vereador Euzébio, enxergou uma luz no fim do túnel. Apostou na ambição do vereador Josineto. Às vésperas da eleição da Mesa diretora, deram o golpe de misericórdia no Prefeito Valmir: cooptaram o vereador que se elegeu na base do Prefeito e ofereceu-lhe o cargo de Presidente. Josineto aceitou de imediato e jurou fidelidade ao grupo. Assim se deu a eleição da atual mesa naquela fatídica sessão de 1º de janeiro de 2013. Releia aqui.

O novo golpe

Dessa vez poderá haver um novo golpe na Eleição da Mesa Diretora. Por enquanto, só dois candidatos se credenciaram: Euzébio (PT) e Brás (SDD). Dessa vez o Prefeito Valmir poderá ser o grande estrategista que dará o golpe e se vingará do primeiro golpe.

Como está se desenhando esse golpe?

O G-5 fortalecido com a CPI da saúde em curso ameaçou lançar candidato à Presidência. O Valmir vendo-se ameaçado deu uma cartada de mestre: mandou sua mulher articular o nome do Euzébio e articulou a candidatura do vereador Brás. O próprio Prefeito manifestou apoio ao Euzébio para jogar ainda mais fumaça na disputa. Com isso, o Prefeito Valmir atraiu os votos dos vereadores petistas que ainda acreditam que o Euzébio é do PT (acreditam também em Papai Noel e na Fada do Dente) e quebrou as pernas do G-5. Para Valmir, tanto faz Euzébio ou Brás. Os dois o obedecem cegamente. Assim, o golpe está desenhado e pronto para ser executado. Mais uma vez uma velha raposa pode entrar em campo e puxar a disputa para o lado do Brás.

O Contragolpe

Essa disputa está totalmente aberta e imprevisível. Se por um lado o Prefeito Valmir já dá a vitória como favas contadas, por outro lado o G-5 poderá agir com inteligência e discernimento e aprontar uma para cima da turma do Valmir. Eliene Soares e Arenes (PT) poderão se lembrar do golpe que o Euzébio deu no PT que custou até mesmo o cargo de Presidente da Comissão de Constituição e Justiça que havia sido negociado para a Eliene. Bruno Soares (PP), Pavão e Charles (SDD) também têm contas a acertar com o Valmir.

Com esse cenário, fortes emoções aguardam os frequentadores da sessão nessa segunda às nove horas. Vamos lá conferir e ver no que vai dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário