CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

domingo, 30 de novembro de 2014

Alerta ao ITERPA - PF prende quadrilha que vendia terras para empresários, fazendeiros e políticos

Essa semana o Sol do Carajás denunciou um edital de venda de terras pelo ITERPA, beneficiando político e empresários de Parauapebas com 7000 hectares, que deveriam ser destinados à reforma agrária, sendo que desses, cerca de 2000 seriam comprados por um vereador.

_____________________________________________________________
PF desarticula quadrilha que vendia terras da reforma agrária

:
Fonte: www.brasil247.com.br
Cuiabá/MT – A Polícia Federal deflagrou hoje, 27, a Operação Terra Prometida que tem como objetivo desarticular organização criminosa responsável por fraudes na concessão de lotes destinados à reforma agrária. Estima-se que mil lotes da União estejam em situação ilegal. O prejuízo aos cofres públicos pode alcançar R$ 1 bilhão.
Aproximadamente 350 policiais federais estão dando cumprimento a 227 mandados judiciais: 52 de prisão preventiva, 146 de busca e apreensão, além de 29 medidas proibitivas. Os mandados estão sendo cumpridos no Mato Grosso (nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Mutum, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Sorriso, Tapurah e Campo Verde), Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Dentre os alvos há oito servidores públicos. Estima-se que 80 fazendeiros estejam envolvidos no esquema.
A investigação apurou que o grupo criminoso, formado por fazendeiros, empresários e grupos do agronegócio, procurava obter uma verdadeira "reconcentração fundiária" de terras da União que haviam sido destinadas à reforma agrária. Com ações ardilosas, uso da força física e até de armas, compravam a baixo preço ou invadiam essas áreas.
Para a manutenção do comércio ilegal e reconcentração de terras da reforma agrária, no decorrer dos últimos dez anos, a organização criminosa fez uso de documentos falsos, ações de vistoria simuladas, termos de desistência fraudados e dados inverídicos incluídos no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (SIPRA/INCRA), propiciando que grandes latifundiários, grupos de agronegócio e até empresas multinacionais ocupassem ilicitamente terras da União destinadas à reforma agrária.
A PF verificou também que o esquema contava com o auxílio de servidores corrompidos do INCRA, integrantes de entidades de classe, bem como servidores de Câmaras de Vereadores e de Prefeituras Municipais.
Os investigados responderão, na medida de suas responsabilidades, por crimes de invasão de terras da União, contra o meio ambiente, falsidade documental, estelionato e corrupção ativa e passiva. As penas podem chegar a até 12 anos de reclusão.
O nome da Operação "Terra Prometida" remete à promessa de terras feita por Deus ao povo escolhido.
____________________________________________________
ITERPA quer vender 7000 hectares de terras para político e empresários de Parauapebas, mesmo depois de operação da PF - apenas um vereador e sua família comprariam cerca de 2000 hectares


ITERPA
Já oficiamos o ITERPA requerendo a cópia do processo referente aos itens 5 e 16 do edital, vamos entrar com uma ação popular e uma representação no MPE, caso o ITERPA resolva prosseguir com a venda das terras que deveriam ser destinadas a reforma agrária.

Um comentário:

  1. A fazenda caplicho e do vereador major da mactra denucia ai tambem

    ResponderExcluir