CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quinta-feira, 24 de julho de 2014

PARAUAPEBAS: chapa de HELENILSON PONTES ao senado pode ser questionada na justiça eleitoral

Reunião de presidente da VALE S/A com município de Parauapebas pode ter beneficiado chapa do candidato ao senado Helenílson Pontes (PSD)

Alessandro da Integral (seta ao fundo - candidato a suplente de Helenilson Pontes e filho do prefeito Valmir da Integal). À esquerda, presidentes e assessores da VALE

Foto oficial da reunião: à sua direita - Valmir da Integral (prefeito), Wander Nepomuceno (secretário de desenvolvimento), Marcones José (procurador municipal), José de Fátima (chefe de gabinete)

Candidato a suplente de HELENÍLSON PONTES participa de reunião de trabalho do município de Parauapebas

No dia 11 de julho, o prefeito de Parauapebas/PA, Valmir da Integral, foi recebido pelo presidente da mineradora VALE, no encontro levou seu filho, Alessandro Queiroz Mariano, candidato a suplente de senador na chapa do vice governador Helenílson Pontes (PSD). 

A comitiva do município de Parauapebas, além do prefeito, foi composta por uma equipe do governo municipal, todos do primeiro escalão, auxiliares diretos do prefeito: chefe de gabinete, José de Fátima; o secretário de desenvolvimento, Wander Nepomuceno, e o procurador geral do município, Marcones José.

No site oficial

Segundo o site oficial e o perfil mantido pelo governo municipal no facebook (acesse aqui) o "encontro entre o prefeito Valmir Mariano e o presidente da Vale, Murilo Ferreira, pode gerar parcerias. Em reunião ocorrida na semana passada, no Rio de Janeiro, Mariano apresentou à empresa o Distrito Industrial de Parauapebas, um projeto que propõe gerar cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos, beneficiando toda a região sul e sudeste do Pará. A proposta é destinar uma área de 750 mil m2 à criação de polos de mineração, metal mecânico e de indústrias voltadas à verticalização mineral para produção de polietileno, pré-moldados para construção civil, industrialização de fibras e resinas. Além de apresentar o projeto, o prefeito reforçou os benefícios de uma parceria estreita e a importância da empresa para o município que recebe os mais de 75% dos funcionários da empresa, lotados no sistema norte. O alto índice de imigração e o esforço da Prefeitura para reduzir seus impactos e preparar a cidade com infraestruturas e oferecer educação também foi pauta da reunião."

Dúvidas

A reunião foi oficial e de trabalho, o município de Parauapebas e seus representantes, em comitiva chefiada pelo prefeito, foram recebidos pela empresa mineradora VALE S/A, que foi representada pelo seu presidente, Murilo Ferreira.

A dúvida reside no que motivou a participação do Sr. Alessandro Queiroz Mariano, o Alessandro da Integral, na reunião do município com a empresa VALE e seu presidente, MURILO FERREIRA, se foi pelo fato do Sr. Alessandro ser filho do prefeito ou se o rapaz foi promover para uma grande empresa, usando uma reunião oficial do município de Parauapebas, a chapa do candidato Helenílson Pontes (PSD) ao senado da república.

Registro de candidatura indica que família Integral gostou da política

Lei eleitoral

A lei eleitoral veda a participação de candidatos em inaugurações de obras públicas ou eventos oficiais que signifique promoção do candidato, no caso, trata-se de uma reunião oficial entre o município e a mineradora VALE S/A, obviamente a participação do filho do prefeito de Parauapebas não está devidamente explicada, podendo configurar ilícito eleitoral e administrativo, o que deverá ser apurado pelo Ministério Público, já que o evento ocorreu após o registro da candidatura.

Helenílson Pontes: suplente Alessandro não é passivo,
pelo contrário, candidato é ativo em reunião oficial de
trabalho do município com a VALE
Nepotismo: filho e candidato em reunião oficial de trabalho do município

O fato do filho do prefeito participar de uma reunião oficial de trabalho pode configurar uma espécie de nepotismo, onde o prefeito confunde o interesse público com os particulares e familiares, lembrando que a empresa Integral, de propriedade da família do prefeito, tem negócios com a mineradora VALE.

O prefeito foi denunciado por nepotismo, o chefe da família "Integral" foi flagrado beneficiando a própria filha, FLÁVIA DA INTEGRAL, nomeada para um cargo público, chefe da coordenação das licitações e contratos, justamente o setor por onde passa todos os negócios da prefeitura municipal.

Justiça deu 48 horas para prefeito Valmir da Integral exonerar sua filha, Flávia da Integral 

A justiça, em decisão inédita em Parauapebas/PA, em ação patrocinada pelo escritório de advocacia do Dr. JAKSON SILVA, presidente da subseção da OAB, nesse dia 23 de julho de 2014, determinou ao prefeito a exoneração de sua filha (veja aqui).

Veja propaganda da reunião no site da prefeitura

Veja matéria no site oficial do município

5 comentários:

  1. A cegueira do poder chega ao absurdo que maus políticos acreditam que podem tudo. Parabéns aos advogados Lindolfo, Helder e Jackson, pela coragem e amor a Parauapebas, que vem a décadas sendo espoliada e que pela primeira vez um político será de verdade contestado quando descumpre a Lei.

    ResponderExcluir
  2. Parauapebas agradece aos doutores Lindolfo Mendes, Hélder e ao doutor Jackson representante da OAB-PA. A iniciativa dos senhores dignifica a categoria que, através da OAB, em muitos momentos da vida republicana sempre esteve à frente dos grandes debates da sociedade brasileira. Vamos em frente "o jogo só tá começando!"

    ResponderExcluir
  3. Como educadora me sinto feliz pelo fato desses jovens cidadãos tomarem pra si a árdua tarefa de lutar pela população de Parauapebas, mesmo sabendo nós que é David enfrentado Golias. Contamos também com um Judiciário e MP imparciais e em defesa da Moralidade Pública.

    ResponderExcluir
  4. Como educadora me sinto feliz pelo fato desses jovens cidadãos tomarem pra si a árdua tarefa de lutar pela população de Parauapebas, mesmo sabendo nós que é David enfrentado Golias. Contamos também com um Judiciário e MP imparciais e em defesa da Moralidade Pública.

    ResponderExcluir
  5. Foi nomeada novamente a Secretária de Planejamento, dia 24 de julho.

    ResponderExcluir