CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

sábado, 21 de setembro de 2013

JATENE COM RAINHA DO QATAR, EM PARAUAPEBAS

Simão Jatene e rainha do Qatar visitam aldeia indígena em Parauapebas

Antônio Silva/Ag. Pará
Pela manhã, a rainha do Qatar teve uma breve reunião com o governador Simão Jatene, quando recebeu informações sobre o Pacto pela Educação

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 17/09/2013 às 19:38

O governador Simão Jatene e a Sheikha do Qatar, Mozah Bint Nasser Al Missned, conheceram de perto, na manhã desta terça-feira (17), o trabalho de educação indígena desenvolvido pelo governo do Estado na aldeia Djudjêko, do povo Xikrin, que fica no município de Parauapebas, no sudeste paraense. Na localidade, os chefes de estado foram recebidos pelos caciques Botiê Xikrin, Karangré Xikrin e Onkrai Xikrin. A visita também teve a participação da coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene. Jatene anunciou, na ocasião, que o governo do Estado, em parceria com o município, vai construir uma escola de ensino médio na comunidade.
Simão Jatene e a rainha visitaram as instalações da Escola Indígena Moikô Xikrin, que atualmente conta com 266 alunos no ensino fundamental e 29 no ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo o governador, o encontro foi marcado pela sensibilidade da sheikka em relação aos valores educacionais dos povos da região. “A preocupação fundamental é o desafio da educação indígena. Não me refiro, no entanto, às condições de ensino, mas, sim, à preservação da língua, cultura, história e memória desses povos”, declarou.
“Não podemos apenas ensinar a língua portuguesa. Temos de lutar para que a aculturação dos povos indígenas seja a menor possível. Além disso, precisamos desmistificar alguns conceitos, valorizar nossas diferenças e promover um processo de aprendizado para todos”, defendeu o governador. “Por isso, a presença da rainha é um passo importante no sentindo de despertar a atenção do mundo para a Amazônia”, acrescentou.
Simão Jatene ainda destacou que o ensino indígena é um dos compromissos do Pacto pela Educação, do governo do Estado. O próximo passo será a qualificação de professores indígenas para atuar nas próprias comunidades, além da construção da escola de ensino médio na aldeia Djudjêko, que será feita em parceria com a Prefeitura de Parauapebas. “Vamos trabalhar em parceria com a prefeitura local para que possamos construir essa escola de ensino médio na aldeia”, reforçou o governador.
A Fundação Qatar, presidida pela sheikka Mozah Bint Nasser Al Missned, é considerada uma das maiores instituições do setor educacional no mundo, desenvolvendo ações sociais na área da educação, ciência e desenvolvimento comunitário. O Pará é o único Estado da região Norte a receber a visita da rainha, que, nesta quarta-feira (19), permanece em solo paraense, para participar de outras atividades. Às 8 horas, ela embarca do terminal fluvial da Estação das Docas em direção à ilha do Combu, na região das ilhas da capital. Depois, ela retorna à Estação das Docas e segue para uma visita ao Complexo do Ver-o-Peso.
Parceria – Antes de embarcar para a aldeia indígena em Parauapebas, Mozah Bint Nasser Al Missned reuniu-se, no hangar do governo do Estado, com o governador, a coordenadora do Pro Paz e o secretário especial de Estado de Promoção Social, Alex Fiúza de Melo. Na ocasião, Alex Fiúza falou sobre o programa Pacto pela Educação e o conjunto de ações tomadas por diversos setores da sociedade com o objetivo de aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Pará num período de cinco anos.
“Aproveitamos a oportunidade para apresentar a ela o programa Pacto pela Educação, já que a entidade que ela dirige promove o direito à educação”, disse o secretário, enfatizando que a sheikha se mostrou interessada no programa e também no desenvolvimento da educação na região do Marajó. Segundo o Alex Fiúza, a rainha afirmou que está disponível para ser uma nova parceira do programa. “Ela se interessou e se prontificou a ser amiga do programa. Vamos montar uma agenda com a fundação que ela dirige para saber a melhor forma de estreitar essa parceria”, completou.
Simão Jatene à rainha pela presença no Estado e afirmou que o trabalho desenvolvido por ela na área da educação tem uma importância muito grande para o Brasil, principalmente para o Pará. “A área da educação é sem dúvida um dos maiores desafios do nosso país e do nosso Estado, por isso, ficamos muito felizes em saber que a senhora está disposta a ser uma parceira”, disse o chefe do Executivo Estadual.
Além de ativista política, a sheikha Mozah também é fundadora da organização não governamental (ONG) Education Above All (Educação sobre Todos), que promove o direito à educação em áreas afetadas ou ameaçadas por crises, conflitos e guerras, contribuindo para o desenvolvimento humano em diversos países do mundo. (Com informações da repórter Samilla Batista)
____________________
Nota: Veja que a matéria da assessoria de imprensa do governo do Estado nem menciona o nome do prefeito de Parauapebas, único motivo, o homem não é bem vindo em lugar nenhum, é um trapalhão!

2 comentários:

  1. Devia ter levado para conhecer a Escola na APA que esta funcionando de forma precaria.

    ResponderExcluir
  2. Simão bundão não tava nem aí prá Valmir babão. Tava mais era de olho espichado para a rainha.

    ResponderExcluir