CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

terça-feira, 4 de junho de 2013

Parauapebas: escolas públicas em caos

Situação caótica da Escola Estadual Irmã Dulce faz vereadores visitarem instalações do prédio

Descaso do município e do estado com as escolas públicas em Parauapebas

Mais uma vez a Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Dulce é palco de notícia ruim. Na tarde desta segunda-feira (03), o vereador Bruno Leonardo Araújo Soares (PP), acompanhado do atual Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Parauapebas, Josineto Feitosa (PSDC), seguidos por uma comissão de alunos visitaram as instalações internas e externas do prédio da escola que fica localizada no Bairro da Paz. 

Josineto e Bruno: inspecionam escola
A situação é tão preocupante, que Bruno Soares e Josineto Feitosa afirmaram aos alunos e professores da instituição de ensino que irão acionar o mais rápido possível o Corpo de Bombeiros para que se faça uma perícia técnica no local, tendo em vista que rachaduras por todo o prédio, diversas falhas na rede elétrica e infiltrações são vistas facilmente.

Na última sessão ordinária, realizada na Câmara Municipal de Parauapebas, cerca de 400 alunos da Escola Irmã Dulce foram até o Plenário e fizeram uma manifestação pacífica, onde na oportunidade pediram apoio aos vereadores para pressionarem o Governo do Estado, responsável pela educação do ensino médio, em relação às péssimas condições em que se encontram o prédio da escola.

Comovidos com a situação dos alunos, os vereadores Bruno Soares e Josineto Feitosa, foram acompanhar de perto a situação do prédio onde funciona a Escola Irmã Dulce e ficaram impressionados com tamanho descaso por parte do Governo Estadual e até mesmo Municipal, já que durante dois turnos o prédio é cedido para o município, para com os alunos, funcionários e professores que todos os dias precisam ir até a escola.

Visitando sala por sala, fotografando a situação de abandono da escola e conversando com professores e alunos, Bruno Soares e Josineto Feitosa percorreram por mais de uma hora a escola e ficaram preocupados com o risco em que centenas de pessoas passam diariamente no local devido às péssimas condições do prédio que foi reinaugurado em setembro de 2009 sem ter a vistoria do Corpo de Bombeiros.

Em declarações prestadas à reportagem, Bruno Soares foi enfático em afirmar que a situação em que a Escola Irmã Dulce se encontra atualmente é uma vergonha para os governos das esferas Municipal e Estadual. “A situação denunciada pelos alunos e vista de perto por nós hoje no Irmã Dulce é uma vergonha, é inaceitável que nossos alunos, professores e servidores públicos estejam diariamente colocando suas respectivas vidas em risco frequentando este prédio que nem mesmo deveria estar funcionando”, destacou Bruno Soares, que afirmou à nossa reportagem que pediu para sua equipe de gabinete fazer um relatório completo, para que de forma urgente providências possam ser tomadas. “O que não pode acontecer é que alguém saia machucado deste prédio que está sendo utilizado por crianças, jovens e adultos de forma completamente fora dos padrões de segurança”, finalizou.

Por sua vez, Josineto Feitosa que é professor e inclusive já deu aula na Escola Irmã Dulce, afirmou que a situação chegou a uma fase inadmissível. “Não podemos aceitar que o Governador Jatene deixe os nossos alunos e educadores em uma escola nesta situação. Tenho certeza que se o Corpo de Bombeiros fizer uma vistoria técnica, com certeza vai interditar este prédio, afinal, são várias vidas que estão em jogo. Não podemos deixar de responsabilizar também a prefeitura de Parauapebas, afinal, a Secretaria Municipal de Educação também usa o prédio em dois turnos”, enfocou o presidente da Câmara de Vereadores, afirmando ainda que irá à Belém na próxima semana e entregará o relatório que está sendo feito pela equipe do vereador Bruno Soares pessoalmente na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).

4 comentários:

  1. estão perdendo tempo, a educação neste estado está falida faz tempo, quem trabalha nas escolas estaduais sabe que é verdade. já no município a falência virá em breve, é tudo faz de conta: os professores fazem de conta que ensinam, os alunos fazem de conta que aprendem, os coordenadores fazem de conta que está tudo bem e os diretores estão lá só para assinar documentos (pois não têm autonomia pra nada), esta é a terra do nunca!

    ResponderExcluir
  2. É papel do vereador, legislar, fiscalizar, e cobrar do executivo, no caso do JOSINETO ele deveria começar a fiscalização pela câmara pelos gastos exorbitante da sua construção, que foram mais de R$ 50.OOO,OOO,OO ( Cinquenta milhões de reais ) e ele faz de conta que não sabe, porque será?

    ResponderExcluir
  3. Até que enfim alguem vai colocar um freio nos desvaneios dA GAZELA, descobriram sacanagem dele quando foi presidente do INSTITUTO AMAZÔNIA em Belém, é muita lambança, é desvio mesmo. é aonde o prefeito vai ver quem está perto dele, segundo as más linguas a GAZELA não aceita ter perdido a secretária de educação das mãos da CIZA, pois perdeu a sua boquinha, e está fazendo de tudo para o prefeito retorna-la.

    ResponderExcluir