CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Visionários
 
Por Dr. Mário Monteiro*
 
Em pouco mais de cem dias de trabalho algozes, urubus e hienas de plantão desejam que as bodas de prata de história sejam revistas, como em verdadeiro truque. Novos pisos, postes, serviços, servidores - todos essenciais - são exigidos como se às regas de chuva surgissem do chão, como se nada houvesse a fazer que não apenas abrir os olhos e sorrir.
 
 Contos prolixos de histórias surreais não existem em nosso mundo. Heróis no exercício do servir ao público não o são por singelamente exercerem com afinco suas vocações e predestinações. Essa admiração demonstra o quanto o povo está carente de honestidade.
 
 A vida pública muito mais é do que realizar tudo aquilo que se almeja como sendo o mínimo necessário para a todos atender, é seguir primados de normas que foram confeccionadas para garantir que ao gestor seja permitido executar sem macular a própria máquina, já presumindo erros, mas protegendo a coletividade. Coletividade esta que, por via das vezes, é embaçada por interesses individuais, parciais, desmedidos.
 
 É efetiva a necessidade de segurar forte o timão dessa nau que não para, que demanda atenção constante, mas que mesmo assim sofre das intempéries das criticas sem fundamentos e argumentos, meras flechas sem qualquer embasamento que não seja o interesse particular, do alheio. A verdadeira mudança não partirá de arroubos, devaneios ou de delegações de sonhos para mãos de tecnocratas.
 
 O que há, desde o começo do ano, por um lado, é a aposta de transformação; de outro conjecturas desconstruindo o que sequer se teve tempo ser projetado. Para se alcançar os objetivos, executar, sempre será necessário limpar a sujeira que se encontrou, limpar a casa, inventariar o estoque de problemas regurgitados pelo povo nas urnas e, ainda, garantir que dos sonhos não se perca nada.
 
 Todavia, em contrário aos rumos normais, travestido em condutas pseudo necessárias ou vernáculos riscados em uma mais-que-perfeita grafia, há um enxame de irresponsáveis desconfianças ou pessimismos que rumam para pretensões desfiguradas da vontade do povo, um desconforto individual que ainda que protegido ao mesmo teto, pouco se importa caso este venha a cair, "cospem para cima".
 
 O discurso da desconstrução não pode aceitar que o novo, a mudança, possa prosperar.
 
 Frustações individuais de falta do romano "pão e circo", que ao povo não sustenta mais, são demonstradas por falsos e imperfeitos críticos, sequer autorizados, de passados impuros, mas de gana ampla. E assim bradam: Deriva-se a nau. O que esperavam do carnaval não foi, esperavam o que nunca houve. Os lotes da cooptação não saíram.
 
 Por estes fatos deve seguir o primado básico do povo? É com isso que se preocupa a população? Os anseios da cidade, a satisfação e o bem estar geral não podem ser
vinculados a descompromissos de quem assiste de camarote às ruínas, a quem lucra com o disse-me-disse.
 
 À velhas raposas, sovinas de massacrar o sofrido, sofredor: Deixem que o tempo seja o perfeito senhor desse legado, que venham alguns meses e que a escrita do caminho efetuada passo a passo, responsavelmente, possa gerar frutos dos verdadeiramente compromissados com um efetivo proposito de futuro.
 
* Mário de Oliveira Brasil Monteiro, brasileiro, casado, parauapebense por convicção, Procurador Geral do Município, Pós graduado em Direito Tributário e em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ex advogado da Vale S. A., ex conselheiro estadual da OAB/PA e Advogado militante, até dez/2012.

21 comentários:

  1. Afinal de contas o que esse rapaz tenta nos dizer? só porque é advogado acha que discurso bonito resolve o problema aonde estão as obras? os compromissos? o que fazem pela cidade? so festas e ainda por cima mal feitas

    ResponderExcluir
  2. O Senhor Procurador da Prefeitura de Parauapebas e Caro Lindolfo. Pq vc's não comentam sobre essa Palhaçada que esta acontecendo na CPL de Parauapebas especificamente sobre o Pregão 02-SEMED , que esta tramitando de Forma sorrateira, Trata-se de um processo para aquisição de Kits escolares onde e sabido que o Material já esta Fabricado por uma empresa de Belém, e essa comissão de Licitação vem tentando enganar os fornecedores com varias alterações na Data da abertura do Certame e tbm no termo de Referencia. sem contar que o valor estimado do processo que é de 20 milhões daria para comprar duas vezes o que eles estão pedindo. Vai mais devagar Secretaria de Educação. pq tudo de mais faz mal.

    ResponderExcluir
  3. Disse, disse, e não disse nada!

    ResponderExcluir
  4. Dr. Mário,

    Só o que me deixou triste e preocupado em seu desabafo foi constatar a confissão do óbvio.

    Em sua próprias palavras: "O que há, desde o começo do ano, por um lado, é a aposta de transformação; de outro conjecturas desconstruindo o que sequer se teve tempo ser projetado."

    Ora, convenhamos, assumir o executivo municipal sem sequer ter projetado, ou seja, feito um planejamento de governo é, na minha visão, brincar com coisa séria.

    Porém, é o que verdadeiramente estamos observando nestes primeiros meses, falta de projetos e de planejamento, infelizmente.

    Mas a escolha do povo é soberana, não resta dúvidas. Esperemos, então, pela melhora, esperançosos, mas de olhos abertos.

    Pedro Calado

    ResponderExcluir
  5. Falou bonito, não disse nada!
    Acontece, Sr. Procurador, que os problemas pelos quais o município passa não podem mais esperar. Todas as ações que até o momento o seu "patrão" tomou não são de interesse do município. Ele foi eleito para isso? Sabia?

    Passaram-se os 100 dias e o povo ainda está sem ver nenhuma realização desse senhor que possa, pelo menos, indicar que ele começou a trabalhar. Quando ele começa mesmo, heim? Ele está de férias?

    Temos pressa sim senhor! A saúde está morrendo, a educação está cada dia pior e, até o momento, não temos nenhum indicador de que a atual gestão esteja fazendo alguma coisa para mudar a atual situação. Ele está de benefício?

    Esperar pela tão sonhada mudança não podemos mais. Temos medo que em mais 100 dias desse governo a tão propalada mudança do seu "chefe" acabe, de vez, com o nosso município. A Integral não lhe deixa tempo livre?

    Espero que o senhor reflita melhor sobre o que escreveu, o povo de Parauapebas não merece isso, mas, já que o sr. se intitula Parauapebense por convicçã ajude a nos livrar dessa gente que só quer mudar mesmo é a arrecadação do nosso município para outro. o sr. é procurador do município ou do seu patrão?

    Não queremos que o sr. venha tripudiar a quem sempre lhe deu a mão mas, o cargo em que o sr. se encontra é para defender o município! Ou o sr. não sabia!?

    Festa, pão e circo ... .Mas, pão, circo e lama é demais! O sr. não acha?

    Ass. Carcará

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber do senhor procurador, defensor da lei, para endossar os atos legais do prefeito, se por acaso ele já ouviu falar em "nepotismo" pra me responder o que faz sua esposa adjunta da ouvidoria??? e os demais parentes e cônjuges dos outros secretários??

    ResponderExcluir
  7. Nunca vi tanta VERBORRAGIA.

    ResponderExcluir
  8. Parabens Dr. Mário Monteiro: ainda bem que temos uma pessoa com a capacidade de de expressar dessa forma sábia, pois é de pessoas de grande conhecimento e atitude igual a sua é que precisamos para o nosso municipio.

    ResponderExcluir
  9. Dr Mário Brasil, de nada adianta que o senhor seja graduado, pós-graduado em direito,torto ou linheiro pela Universidade Católica,Protestante, Mulsumana ou Indu. O fato é: cadê as obras e os programas de educação, saúde, assistência social e desenvolvimento econômico que esse Prefeito velhaco prometeu ao povo durante campanha, mas pelo que estou vendo seu Valmir realmente vai precisar de um advogado com sua qualificação acho até que vai ser necessário muitos advogados inclusive criminalistas.

    ResponderExcluir
  10. Nos corredores da prefeitura sabemos o atraso que a CPL atrasou os processos, e não foi por parecer da procuradoria e sim pela incopetencia do setor, agora com um novo corpo tecnico a coisa tá andando bem, pq não precisa de correções toda hora. até que enfim a coisa ta andando.

    ResponderExcluir
  11. Alguém, por favor, pode indicar ao procurador o curso de redação a servidores que a prefeitura estava anunciando?
    Se quem o ministrar for um pouco menos despreparado que ele, certamente o procurador de conversa fiada vai aprender a escrever com concisão e clareza, utilizar pontuação (sobretudo, vírgula) corretamente e deixar de cometer erros primários, os quais poderiam ter sido evitados se ele tivesse cursado universidade pública para dar valor aos estudos. Ou não, né? Tem gente que nem assim.
    "Em pouco mais de cem dias de trabalho algozes..." (Já começou todo errado ao tentar defender o governo. Xingar as ações de seu patrão de "algozes", tudo por falta de uma vírgula, é motivo de demissão por justa causa. Ele deveria saber disso.)
    "...como se às regas de chuva surgissem do chão..." (Não estudou o uso da crase na escola, com a professora Raimundinha. Essa crase em "às regras" não existe. E se tentar justificar o uso do acento grave mediante oração na voz passiva, sinto dizer que fez a maior confusão por conta de a oração não estar adequadamente virgulada.)
    "...por via das vezes..." (Só na cabeça de quem realmente está procurando conversa, uma baboseira dessa para ilustrar as expressões "por muitas vezes" ou "no mais das vezes". Se ele soubesse ao pé da letra o que vem a ser "via de regra", jamais escreveria tamanha tolice para consagrá-la como a última inovação do clichê juridiquês.)
    "...de outro conjecturas desconstruindo..." (A vírgula é o calcanhar de Aquiles para o procurador. Que horror! Após "de outro [lado]...", há vírgula, pois esta é uma locução conjuntiva que aponta continuidade de um ideia passada ["por um lado"], o chamado paralelismo sintático. Vírgula, vírgula, vírgula!)
    "...se... se... se... se..." (No tão curto 5º parágrafo, há um tresloucado excesso de "se". Tenha misericórdia do povo, procurador! Será que o governo vai passar estes quatro anos só à base de hipóteses?)
    "...em contrário aos rumos normais..." (Não leve o apelo jurídico a seu texto, querendo fazer inovações tecnolinguísticas. A semântica – por meio da qual você busca ser compreendido – dessa expressão não equivale a "ao contrário dos" ou a "contrariando os". Poupe-se de excessos para evitar gafes.)
    "pseudo necessárias" (É uma palavra só, sem espaço: pseudonecessárias.)
    Vírgula antes de "ainda que protegido ao mesmo teto", em cuja oração subordinada adverbial concessiva, aliás, o "sob" jamais seria substituído por "ao".
    Muito "um" e "uma" no texto, coisa típica de defensor de migalhas.
    Esse "cospem pra cima", entre aspas e encerrando a "brilhante" oração é o fim da picada.
    "E assim bradam: Deriva-se a nau." (Não entendi o porquê de inicial maiúscula após os dois pontos.)
    "bem estar" (Grafa-se com hífen:bem-estar. O procurador precisa se inteirar das regras de grafia.)
    "À velhas raposas..." (Diante de plural não se usa crase. Isso é aprendido no ensino fundamental, e o próprio Word corrige vacilos do tipo para você. Tenha humildade em aceitar.)
    Há muito mais coisas a observar no texto, mas não vou me estender – ainda mais – a fim de recarregar o cartucho. Sei que teremos fortes emoções aqui no Sol do Carajás.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Pois é, passaram-se 120 dias e nada do prefeito mostrar trabalho.
    Será que ele aderiu à greve do servidor público?

    ResponderExcluir
  13. Um fato chamou a minha atenção hoje à tarde no final do expediente da Prefeitura. A quantidade de ex- empresários falidos trabalhando na prefeitura. Qual o nível de estudo deles? certamente, nem o fundamental devem ter. Tem um na educação que é ex-funcionário da Leolar, justamente na educação!!!! Qual a graduação dele para está atuando na SEMED? Certamente, não tem pedagogia, nem qualquer outra formação superior, mas está na SECRETARIA DE EDUCAÇÃO!!! Diante disso, dá para entender o que está acontecendo....

    ResponderExcluir
  14. KKKKKKKkkkkkk esse aí de cima (Anônimo 25 de abril de 2013 11:21) é tão competente no português que sequer SABE LER. ANALFABETO!!!!
    O procurador discorre de forma teórica, o que fica claro para qualquer leigo. O próprio BLOG sabe o que isso (Eu sempre achei demais a Gazela!!! Nem por isso alguém disse que o Lindolfo não foi teórico).
    Agora vc querer atacar o procurador falando que o texto pode ter erros de português e se esquece de sequer transcrever o que está escrito corretamente: o que está lá no texto - eu sequer cursei a faculdade - é ÀS REGAS (que pode ser de água ou de qualquer outro líquido) e não ÀS REGRAS (KKKKKKKKK). Vc que é burro e não sabe ler. Se for o caso passa numa das óticas da rua do comércio que tem oftalmo de graça.
    P.S. Se nesse texto aqui tiver erro de português me perdoe, não sou literado e a janela do blog (que não é obrigado) não tem corretor de texto. Mas não sou cego, sei ler.

    ResponderExcluir
  15. O Flávio Damasceno não entendeu a ironia da alfinetada em 'às regas de chuva' com 'regra' de crase inventada. huahuahuahauhauahuahauhua

    ResponderExcluir
  16. Túlio Ícaro de Castro26 de abril de 2013 às 13:01

    Oito anos se passaram do governo do Darci, nada foi feito sibtacialmente, a não ser a contrução da propria Prefeitura e da Camara dos Vereadores, 100 dias é muito pouco, para se dar um retorno imediato, em relação a quem não deu em 8 anos, precisamos ter paciencia e apostar, pois todos torcemos por Paruapebas, se não fosse o Valmir, seria outro, e ai estariamos aqui atacando também, então quem seria o Prefeito ideal. Só vejo ataques através deste blog, não vejo mostrando ou falando de serviços realizado. A Semob tem asfaltado vários bairros, a Semurb tem providenciado a limpeza de varios bairros, A Semas vai realizar a Ação Global, ação esta que esta vindo por conta da Prtefeitura que foi buscar. Hora não vamos ser hipócritas, o mérito é do Prefeito, hoje eu passe por uma rua asfaltada pela Prefeitura, quem mandou safaltar, o Prfefeito, então em 100 dias alguma coisa esta sendo feito.
    Precisamos parar de atacar e de trazer o assunto para o lado pessoal, vamos cobrar mas com coerencia.
    Também não sou um expert na ligua portuguesa,
    Que o Prefeito dê a Paruapebas o que ela precisa, estamos esperando
    Túlio Ícaro de Castro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. www.soldocarajas.blogspot.com26 de abril de 2013 às 13:49

      Ícaro,

      Ninguém falou em 100 dias, quem disse que mudaria tudo em 100 dias foi o próprio prefeito. De qualquer modo já são mais de 100 dias, a rigor mais de 10% do mandato se passou e o que se ver é uma continuidade piorada do governo Darci.

      Olha, qualquer iniciativa, qualquer obra, qualquer mudança o Sol do Carajás terá grande satisfação em noticiar. Na hora que ocorrer.

      Fomos críticos severos do governo DARCI, por enquanto, Valmir é uma cópia piorada do Darci, com agravantes.

      VALMIR DA INTEGRAL prometeu que faria um corte de despesas e auditaria os contratos do DARCI, Valmir faz o contrário: adita (AUMENTA) os contratos e continua a "malinagem" do Darci.

      Que mérito você constata no atual governo, nesses 100 dias?

      O prefeito é uma figura que mostra-se um desequilibrado, sem palavra, que traiu todos os seus aliados e anda de mãos dadas com Darci e com sua trupe!

      Olha, te asseguro, que em qualquer outro lugar do Brasil Darci estaria preso e Valmir da Integral já estaria afastado de suas funções.


      Excluir
  17. Concordo com todas as críticas ao procurador. Ele não é servidor de carreira, por isso está defendendo o pão dele de cada dia. E ainda querendo falar difícil. Depois dos comentários aqui, ele deveria voltar ao banquinho da escola. Vamos à greve, companheiros! Avante!

    ResponderExcluir
  18. Flávio Damasceno, sou o "Anônimo 25 de abril de 2013 11:21". Grafei "às regras", entre aspas, para debochar do uso da crase. Regra inventada em "às regas". Você deveria me chamar de burro por duas deixas propositais, não por isso. Uma em: "Esse 'cospem pra cima', entre aspas e encerrando a "brilhante" oração é o fim da picada." (Veja que não coloquei vírgula após a palavra "oração", e ela deveria estar aí para delimitar a sentença explicativa.) E outra em: "Diante de plural não se usa crase..." (Claro que se usa; não na situação proposta pelo procurador. Mas, sim, quando houver substantivo feminino plural diante de preposição feminina também plural. Se ele tivesse escrito: "Às velhas raposas...", estaria correto.)
    Deixe de desespero e tome cuidado para não se permitir derivar, cacofonicamente falando, "a nau", juntamente com o procurador. Já pensou se essa moda de "a nau" pega? Reflita.

    ResponderExcluir
  19. Procurador, o senhor, ao mandar este texto está passando um imenso RECIBO DE NCOMPETENCIA. Vai trabalhar, essa é sua obrigação, mostre a que veio e depois pode escrever o que quiser, isso depois de um bom trabalho mostrado, porque até agora o senhor foi um desastre.
    Tenho Dito

    ResponderExcluir
  20. Um dos maiores equivocos desse governo foi entregar a gestão e planejamento municipal para pessoas que não conhecem a realidade local e nao teem compromissos com o povo dessa amada Parauapebas. Esse caos que está aí prova os resultados da incompetencia desse economista e sua turma, que se tornou supersecretário. O povo dessa cidade nao merece isso!
    Você enquanto " Procurador e Parauapebense" deveria orientar o prefeito que a administração publica precisa de pessoas responsaveis e comprometidas com a cidade e não de "forasteiros" que chegam de paraquedas para arrebentar com o municipio, com seus planos "sistêmicos"! Não dá para acreditar que o prefeito nao tenha em seu partido ou em partidos aliados pessoas da terra capazes de planejar o que a cidade precisa.
    Fica a dica: Reforçar as alianças e ampliar os aliados - esse é um dos sucessos para uma boa gestao publica.

    ResponderExcluir