CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Nova Câmara, velhas práticas


"Políticos e fraldas têm uma coisa em comum.
Precisam ser trocados regularmente
e pela mesma razão" (Paulo Langrov)

Uma coisa temos que admitir: Parauapebas tem a safra de políticos mais corajosos do Brasil. Quero discorrer nas próximas linhas explicando o porquê nossos representantes são homens de coragem. Neste texto analisaremos apenas um fato isolado, a saber: a construção do novo prédio da Câmara Municipal. Penso que, ao final, todos concordarão comigo. Talvez, alguns bons cidadãos, possam até mesmo acrescentar outros adjetivos. Sintam-se à vontade!

Em uma oportunidade – faz pouco mais de um mês –, estive no novo prédio da Câmara Municipal de Marabá. Fiz questão de conhecê-lo. Acompanhado de uma cidadã, aproveitei para saber todos os detalhes daquele prédio. Tive um espanto, quase morri do coração! Por mais incrível que possa parecer, todas as minhas perguntas foram prontamente respondidas, e foram muitas. Quis informações sobre estrutura, orçamentos e outras coisas.

O meu espanto foi por lembrar a obra do novo prédio da Câmara Municipal de Parauapebas. É um dos maiores mistérios que circundam aquela “Casa de Leis”. Ninguém sabe informar absolutamente nada do projeto e orçamento. Chegamos ao absurdo de uma vereadora ter que protocolar um pedido formal de dados sobre os contratos da obra. Se mesmo uma vereadora da Casa, colega de trabalho, não consegue informações, quem dirá um comum cidadão parauapebense.

Voltando à Câmara Municipal de Marabá, descobri que foram gastos apenas 5,6 milhões de reais na obra. O projeto inicial era para 3 milhões, mas sofreu correções e ampliações como, por exemplo, adaptações em gabinetes para receber futuros vereadores deficientes, ampliações em número de gabinetes – são um total de 30 gabinetes, hoje a cidade tem apenas 21 vereadores –, ampliações de garagem e outros detalhes. Visitando as dependências do prédio é difícil não se impressionar. Tudo foi muito bem elaborado, organizado e com uma construção sólida, eficiente e bonita.

Mas e a obra da nova Câmara Municipal de Parauapebas, o que sabemos dela? Oficialmente nada, mas conseguimos informações extraoficiais que nos deixaram pasmados. E é aqui onde começa nossa admiração pela coragem do político mais enigmático da região, o vereador Euzébio Rodrigues dos Santos. É claro que não podemos esquecer seu fiel escudeiro, Wanterlor Bandeira, o Bandeira de luta, como ele se autointitulava nos idos anos de operador de máquinas da Vale. E este passou a ser operador de contratos.

Na obra da Câmara de Parauapebas, um projeto para apenas 20 gabinetes e 15 vereadores atuando, temos informações de ex-vereadores da última legislatura que garantem: foram gastos mais de 15 milhões no projeto. Esse valor comportaria a obra e gastos adjacentes como auditoria, mobília e sistema de som do plenário principal. Existem fortes indícios – chega a ser cômico falar em indícios – de que somente o contrato do sistema de som teria chegado aos 3 milhões. Caso seja confirmado, isso deixa de ser um absurdo, é uma agressão!

Não bastasse o valor astronômico, o prédio foi entregue com sérios problemas estruturais e de engenharia. Quando chove, alguns lugares se tornam verdadeiras piscinas de águas fluviais. “Da até pra criar peixe”, brinca um servidor da Casa. Os forros de algumas salas, como a Secretaria Legislativa, estão caindo sobre as cabeças dos servidores que até hoje trabalham sem internet e, algumas vezes, sem energia. O sistema de som do plenário mais caro do Brasil já foi pago e até hoje não foi instalado. As sessões são feitas com sistema de som improvisado.

Nunca é demais lembrar que esse prédio foi uma obra da Premium Engenharia. Empresa que até dezembro de 2012 era gerenciada pelo “competentíssimo” atual secretário de obras, Furtado Veloso. “Competentíssimo” entre aspas, sim! Como pode uma empresa construir uma obra, recebendo o metro quadrado mais caro do Brasil, e entregá-la como se fosse um projeto de quinta categoria? E seu engenheiro chefe, sua “competência” não lhe permitiu ver os defeitos que saltam aos olhos de leigos? Há algo estranho no ar.

Esses mesmos ex-vereadores também garantem: ouve desvios de milhões na obra. É aqui onde queria chegar para concluir: como são corajosos! Podemos estar diante do maior assalto aos cofres públicos da história de Parauapebas.

Vemos praticamente todos os dias nos telejornais políticos sendo presos pelo desvio de 30 mil, 20 mil e até 10 mil ou menos. Saem de casa algemados, são obrigados a devolver o dinheiro ao erário público e têm seus direitos políticos suspensos. No caso do mensalão, pessoas estão indo parar na cadeia porque pegaram 30 mil reais em alguns meses. O que temos em Parauapebas é indício de desvios de milhões. São ou não são corajosos? Esses parecem que não tem medo de cadeia e desafiam o Ministério Público.

Gostaria de finalizar oferecendo um conselho ao ex-vereador presidente da Casa em 2010, Adelson Fernandes, e ao atual vereador presidente, Josineto Feitosa: Adelson, fale o que você sabe. Procure o Ministério Público e conte tudo. Receba o benefício da delação premiada. Esse projeto e alguns pagamentos foram feitos em sua gestão. Pense nisso! Josineto, tenha prudência e sabedoria. Peça uma auditoria na obra e contratos. Não deixe essa bomba estourar na sua mão, você poderá pagar um preço muito alto por simples omissão. Seja corajoso! Chegou a hora de honrar os votos que cidadãos honestos depositaram em você.

6 comentários:

  1. Sol do Carajás, acho que vcs não deveriam sugerir suspeição do mandato do então presidente Eusébio e seu Alter-Ego Wantelor Bandeira, mesmo porque as contas foram rigorosamente fiscalizadas pelo "EGRÉGIO" Tribunal de Contas do Município - TCM -, cuja robustez moral e técnica é inatacável!!! rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Lindolfo,
    Nada funciona nem nesse Município nem no nosso país!!! Somos culpados também por parte disso. Ficamos parados, não reivindicamos, não cobramos nada!!! Se a sociedade cobrasse fizesse, na prática igual você faz nesse site seria um pouco diferente essa nossa realidade!!!

    ResponderExcluir
  3. Se você desconfia disso tudo, por que não manda essa denúncia pro Ministério Público ao invés de ficar difamando os outros nesse blog que ninguém lê!

    ResponderExcluir
  4. Nossa senhora! 15 milhões. Nem sei o que dá pra comprar com isso tudo, mas sei que daria para construir um prédio muito melhor que aquele lá!

    ResponderExcluir
  5. Esse danadinho do Euzébio em! Quem te viu e quem te ver! O Raimundo Neto deve ta muito orgulhoso do que fez.

    ResponderExcluir
  6. EUZÉBIO E WANTERLOR, O BATMAN E ROBIN DE PARAUAPEBAS. RESTA SABER QUEM É O GAROTO PRODÍGIO DA DUPLA DINÂMICA.

    ResponderExcluir