CORONAVÍRUS - FIOCRUZ

CORONAVÍRUS - FIOCRUZ
TIRES SUAS DÚVIDAS SOBRE A PANDEMIA

terça-feira, 16 de abril de 2013

100 DIAS DE VALMIR 

O blogueiro Luiz Vieira publica uma série de artigos sobre os 100 dias do governo Valmir, vale a pena conferir

Blog do Luiz Vieira

CEM DIAS DO GOVERNO VALMIR (PARTE V)

PERDIDOS NO PARAÍSO

Sabe aquele brinquedo dos sonhos de toda criança? Cheio de recursos tecnológicos, mil e uma funções, botões coloridos que ao serem acionados emitem sons e transformam em outra coisa... Pois é. Quando a criança ganha o dito brinquedo, fica tão empolgada que esquece que tem que ler o manual de instrução e treinar antes de usar. Sem saber como usar, logo fica de lado, abandonado, sem utilidade. Aí o pai percebe que seria melhor comprar um brinquedo mais simples.

Assim está sendo o governo do Valmir e sua equipe nesses cem dias. Muita empolgação no início, e aos poucos estão percebendo inaptidão para operar a complexa máquina que é a prefeitura de Parauapebas. Não estou querendo dizer que seja um bicho de sete cabeças, que é somente para alguns iluminados. Não! O time do Darci quando assumiu o poder teve a mesma sensação. O grande problema é quando se reúne um time completamente amador, ou, quem não é amador já acumula uma prática nada recomendável de administração pública. Problema maior é quando se faz uma composição política desastrosa como mostrei na parte III dessa série. Com raras exceções, seu Valmir se acercou de figuras ineptas e de alta periculosidade para a coisa pública. Seu menor problema aqui são os inexperientes, pois com boa vontade e um pouco de tato se aprende rápido. O “xis” da questão está exatamente no tipo de experiência que cerca o governo de Parauapebas. Para resumir, coloco o seguinte: para quem não gostou do governo Darci, para quem apostou no Valmir como governo da mudança ao estilo Darci de governar, fica o desespero em saber que alguns nomes que dão as cartas hoje no governo Valmir foram a escória que o Darci rejeitou. Gente de índole nefasta, chantagista, corrupta, capaz de vender a própria mãe. E olha que era muito difícil o Darci rejeitar alguém. Quer um exemplo? Por enquanto vou brincar do jogo da curiosidade e o leitor é quem vai falar de quem se trata.
Tentarei aqui fazer um resumo por tópico das ações que estão roubando a esperança do povo de Parauapebas.

V Educação – estamos assistindo a um show de incompetência e irresponsabilidade. Anexos alugados às pressas sem nenhuma condição de funcionamento só para satisfazer aos caprichos de aliados. Outros anexos fechados também para satisfazer caprichos, pois pertencia a pessoa de outro partido. Dentre os vários problemas, o mais grave é a existência de professores que estão trabalhando desde janeiro e até hoje não receberam seus pagamentos. Isso por si só já caracteriza improbidade administrativa, pois nenhum servidor poderá trabalhar na administração pública antes de assinado o contrato. Alguns profissionais da educação relatam que estão vivendo um retrocesso de dez anos, onde impera a desorganização, o amadorismo e o medo. “Estamos sendo comandados por pessoas que não tem o mínimo de conhecimento de educação e temos que ficar calados”, relata uma professora da escola Olga Silva. Basta dar uma volta pelas escolas públicas para sentir de perto o clima de desorganização e desolação que existe. Em pleno mês de abril ainda está faltando professores e nem a merenda escolar que é o básico conseguiram organizar. As lousas digitais deixadas pela gestão anterior estão se estragando por falta de uso, uma tremenda irresponsabilidade com um recurso tão caro e importante.

O mais grave ainda é que poderemos ter uma greve. Professores insatisfeitos com a intransigência do governo e pelo baixo índice de reajuste proposto ameaçam fazer greve para arrancar a reposição salarial de acordo com a inflação regional. Diálogo! Palavra proibida na Secretaria Municipal de Educação.

Veja amanhã, dia 17/04: saúde, limpeza urbana, obras e política habitacional.

Leia mais aqui no Blog do Luiz Vieira

3 comentários:

  1. e vai sobrar mais vagas para escravos ops para professor, pois já solicitei minha esposa para abandonar o barco, pois a amo muito e não quero ficar viúvo diante dos maus tratos sofridos pela classe, principalmente por pessoas desqualificadas.

    ResponderExcluir
  2. Se o seu Luís tivessem um mínimo de ética para falar sobre educação até valeria apenas ouvi-lo, mas infelizmente o que vimos em "dez anos anteriores", como ele mesmo diz, não é no mínimo sensato compará-lo com os três meses até aqui. Sugiro a ele que faça uma série de erros que seu grupo propiciou no mandato do PT, como por exemplo: roubar a categoria de professores ao pagar apenas 10% de retroativo ao que se refere as perdas salariais que se acumulou; o PCCR que foi um tremendo fiasco em sua gestão, alem de modificar profundamente a construção, que eles mesmo autorizaram, da categoria, ainda assim não aprovaram; substituíram a politica de construção de escolas por alugueis de terrenos e prédios que foram construídos/adaptados, com recursos públicos para servirem de escolas; não construíram se que as creches que haviam sido aprovadas pelo MEC, alegando valores inferiores (hoje apenas a Vale mantinha este atendimento à população); se negaram em realizar concursos públicos para manter votos de cabrestos e elegerem os 4 vereadores do PT; mantiveram um setor de informáticas na SEMED sem ao menos garantir rubricas no orçamento para tal. Em fim, poderia passar o dia inteiro aqui falando de seus desgovernos, mas prefiro ater-me apenas em pedi-lhe sensatez em suas crítica. Fica aqui o bom dizer para tal situação: "cutia olha para o teu rabo".

    ResponderExcluir
  3. Se depender a educação do município da atual secretária Francisca Ciza... vai ficar de mal a pior.

    ResponderExcluir